segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TAXAS QUE PODEM SER COBRADAS PELO CARTÃO DE CRÉDITO

De acordo com a resolução 3.919 do Banco Central, apenas cinco tarifas podem ser cobradas pelos bancos pelo uso dos cartões de crédito. A partir do último mês de junho, todos os cartões de crédito devem respeitar as novas medidas. 

Apesar de já estarem em vigor às novas regras, as cobranças indevidas de tarifas continuam sendo uma das reclamadas nos Órgãos de Defesa do Consumidor.
Veja a seguir quais são as únicas cinco tarifas que podem ser cobradas pelo uso dos cartões de crédito e quais as suas finalidades:

1) Anuidade
Segundo o Banco Central, a anuidade é o valor cobrado pela disponibilização ao cliente da rede de estabelecimentos afiliados para pagamentos de bens e serviços. A tarifa pode ser cobrada apenas uma vez por ano e o pagamento pode ser parcelado.
Os valores costumam variar bastante de acordo com o tipo de serviço oferecido pelo cartão. Alguns cartões chegam a ser isentos da cobrança de anuidade, enquanto outros, com serviços mais exclusivos, chegam a cobrar mais de 300 reais pela anuidade. 

2) Emissão de 2ª via
A cobrança da emissão de 2ª via é feita para a confecção e emissão de um novo cartão com função crédito. A cobrança ocorre em casos de pedido de reposição que sejam decorrentes de roubo, furto, danificação ou outras situações que tenham sido motivadas pelo cliente e não pela instituição emitente. Se a emissão da segunda via do cartão for realizada por iniciativa da instituição emitente, a cobrança não pode ser feita.

3) Saque
Esta tarifa é cobrada pela realização de saques em caixas eletrônicos. Como o valor sacado no cartão de crédito é cobrado apenas na fatura do mês seguinte e os serviços de crédito funcionam mediante pagamento de taxas de juros, ocorre a cobrança. Além disso, também é incluído na tarifa o valor cobrado pelo Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), incidente em operações de saque pelo cartão de crédito. 

4) Pagamento de contas pelo cartão
A cobrança da tarifa ocorre quando são realizados pagamentos de contas (água, luz, telefone, gás, tributos, boletos de cobrança, etc.), por meio da função de crédito do cartão. A cobrança é realizada porque as operações de pagamento de contas envolvem mais instâncias para realização das transações do que os pagamentos convencionais, como de bens de consumo. 

5) Avaliação emergencial de limite de crédito
Esta tarifa é cobrada pela avaliação da viabilidade e dos riscos envolvidos para a concessão de crédito em caráter emergencial. Ela ocorre quando o cliente faz algum pedido, por meio de um atendimento pessoal, para a realização de uma despesa acima do limite do cartão. A tarifa é cobrada no máximo uma vez a cada trinta dias.

A cobrança é feita pela demanda de serviços gerada por um pedido de análise de crédito, que envolve a avaliação do histórico do cliente com o banco e também outras informações sobre a capacidade financeira do cliente.

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário