quarta-feira, 3 de julho de 2013

Série: Consumo consciente, dicas para comprar de forma ecologicamente correta - Parte 1

O termo “sustentabilidade” está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Ações sustentáveis buscam suprir as necessidades de uma população preservando o meio ambiente e sua biodiversidade.

Todas as nossas ações refletem, positiva ou negativamente, no meio-ambiente: seja tomar um café no trabalho, onde jogamos fora um copo de plástico que levará décadas para se decompor, ou quando economizamos água lavando o quintal utilizando baldes d’água no lugar de mangueira com água corrente. Iniciativas e ações ecologicamente corretas são simples e podem ser feitas por qualquer um de nós.

Um dos grandes vilões da luta pela preservação do planeta é o consumo exagerado, geralmente de coisas que não precisamos.

Consumidor Consciente: oito maneiras de comprar com consciência ambiental
- Pesquise antes de fazer uma compra grande. Evite comprar com muita pressa e não se deixe persuadir por um vendedor insistente. Se precisar de tempo para pensar, volte no dia seguinte.

Leve em conta, além do preço da venda, o custo de funcionamento de qualquer item que comprar. Muitos produtos mais convenientes do ponto de vista ecológico têm preço mais elevado, como lâmpadas fluorescentes, mas a longo prazo economizam no custo da energia elétrica.

- Escolha produtos feitos com recursos renováveis, como madeira cultivada, lã e seda.

- Escolha produtos fabricados para durar. Por exemplo: escolha um sofá que tenha estrutura de madeira maciça ou aço em lugar de compensado ou aglomerado, que se quebram ou empenam com facilidade.

- Evite comprar produtos descartáveis. Por exemplo: prefira os panos de prato, guardanapos e lenços de tecido aos de papel. O mesmo vale para xícaras, copos e talheres descartáveis.

- Compre produtos agrícolas de origem local, e na época de sua safra - em geral mais baratos e mais frescos, e com menor impacto no meio ambiente. As feiras e as barraquinhas de rua são boas fontes, mas alguns supermercados também compram de agricultores locais. Apoie a cooperativa agrícola local, se houver.

- Prefira os produtos naturais, totalmente biodegradáveis e atóxicos, que se decompõem sem deixar resíduos nocivos no meio ambiente. (A maioria dos materiais decompõe-se com o tempo, mas alguns deixam resíduos tóxicos.)

- Evite comprar produtos com embalagem excessiva e/ou não-biodegradável. Calcula-se que cerca de 10% do preço de cada compra se destinam ao custo da embalagem - que normalmente é jogada no lixo! E mais: uma quantidade significativa de energia é consumida na manufatura da embalagem; 

- Adquirir recipientes reutilizáveis pode ajudar a diminuir esse tipo de desperdício.

Fonte: selecoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário