Os riscos de fraude por uso de
documentos roubados ou perdidos, clonagem de informações e uso de conta
corrente e cartão de crédito por pessoas mal intencionadas são potencializados
com as transações realizadas pela internet e o uso de eletrônicos como tablets
ou smartphones.
São frequentes notícias de
desmonte de quadrilhas especializadas em fraudes bancárias, que trazem
transtornos para as pessoas e prejuízos às instituições financeiras.
Por conta disso, é preciso ficar
atento a qualquer movimentação fora do comum em contas bancárias.
"Recomendamos que todos sempre acompanhem suas movimentações bancárias e
cuidem da segurança de suas informações”, alerta Claudio Conceição, consultor
de Negócios de Finanças e especialista em crédito na TransUnion Brasil -
empresa responsável pelo desenvolvimento de softwares e soluções para automação
de análise de crédito, risco e fraude.
A seguir, veja seis passos que
ajudam a combater a fraude bancária, segundo o especialista.
1. Monitore sua conta: acompanhe
todas as suas movimentações bancárias. Monitore a sua conta para identificar
potenciais movimentações estranhas.
2. Não responda mensagens: tenha
atenção com os contatos feitos por instituições financeiras, por telefone e
especialmente por e-mail. Não se deve responder mensagens que demandam
confirmação ou entrega de dados cadastrais ou senhas.
3. Suspeite de contatos:
desconfie de ligações de credores, se você não tem dívida. Um criminoso pode ter
usado sua identidade para abrir contas ou fazer compras, deixando as dívidas
para você. Crianças e idosos também podem ser alvos para ladrões que operam
dessa forma.
4. Desconfie de problemas online:
se você não conseguir acessar a sua conta online, entre em contato
imediatamente por telefone com o seu banco. Alguém pode ter roubado sua senha na
tentativa de usar sua conta.
5. Proteja seu acesso: instale
programas antivírus e sistemas de proteção contra malware. Softwares maliciosos
podem estar armazenando as suas informações enquanto você navega. Existem
programas que podem ajudar a prevenir isso.
6. Salve seus contatos: Mantenha
registro das conversas com ouvidorias dos bancos em caso de problemas.
Anote o
número do protocolo e cobre prazo para resolução de eventuais problemas.
Fonte: portaldoconsumidor.gov.br
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