terça-feira, 13 de outubro de 2015

Simplifique sua vida financeira com estes 8 passos

Tranquilidade: Organização é a chave para manter o orçamento no azul

Ainda que 35% das pessoas em situação de endividamento não consigam pagar suas contas em dia por causa do desemprego, uma parcela significativa (29%) atrasa os pagamentos por causa do descontrole financeiro.
As informações, que fazem parte da Pesquisa do Perfil do Inadimplente de agosto, realizada pela Boa Vista SCPC com 1.006 consumidores, mostram que muitos orçamentos não fecham simplesmente pela falta de organização, um problema muito mais contornável do que o desemprego e cuja solução pode ser extremamente simples, já que se trata apenas de uma questão de equilibrar as receitas e despesas.

Mas, se manter esse equilíbrio não tem sido uma tarefa fácil para você, existem algumas dicas simples que podem te ajudar a ser mais organizado com seu dinheiro. Confira a seguir:

1) Organize sua carteira

Por incrível que pareça, organizar sua carteira pode ser algo surpreendentemente útil para organizar o orçamento. Ao reunir os cartões que estão perdidos na sua carteira, você pode se lembrar de fechar aquela conta bancária que está parada há anos, e cancelar os cartões cujas anuidades e tarifas estão sendo debitadas da sua conta sem que você perceba.

A limpeza da carteira também pode te ajudar a encontrar cartões de fidelidade, como aqueles do Starbucks que permitem ganhar uma bebida grátis a cada dez compradas, ou vouchers de descontos e cortesias que podem render algumas economias.

O exercício ainda pode ser importante para que você reúna recibos de compras recentes e perceba de forma mais clara como você tem usado seu dinheiro.

2) Comece de uma vez por todas sua planilha de gastos

Se você já pensou diversas vezes em começar a usar uma planilha de gastos, mas em cada uma delas terminou o pensamento com um “depois eu resolvo”, a psicologia pode te ajudar a mudar isso. 

De acordo com os estudiosos das finanças comportamentais, vertente da psicologia econômica que estuda as emoções por trás das nossas decisões financeiras, essa procrastinação acontece por causa do chamado viés da inércia, que nada mais é do que uma crença infundada na nossa capacidade de realizar as coisas no futuro.

O antídoto para isso é tomar consciência de que não, você não vai fazer isso no final de semana ou em outro momento, portanto a hora de começar seu planejamento é agora.

Hoje existem até mesmo aplicativos que preenchem a planilha por você, como é o caso do GuiaBolso: ao inserir alguns dados da sua conta corrente no app, ele incorpora automaticamente seus gastos e suas receitas (veja esta e outras opções de planilhas de gastos ao fim da matéria).

3) Use alertas de gastos e saldo bancário

A maioria dos bancos oferece hoje serviços de alerta por e-mail ou SMS que trazem informações atualizadas sobre o saldo da conta corrente e gastos realizados no cartão. Alguns permitem, inclusive, que o cliente defina se quer receber os avisos de saldo diariamente, semanalmente ou quinzenalmente.

Esse tipo de notificação pode te ajudar a manter o controle de gastos ao evitar que você faça alguns cálculos mentais que te levam a achar que sua conta está mais azul do que você pensa. Também é uma ótima saída para quem tem preguiça de consultar o saldo ou tem medo de verificar a situação e se frustrar.

Vale a pena conversar com seu gerente para verificar quais serviços o banco oferece para que você mantenha os gastos sob controle. 

Alguns prestadores de serviços, como operadoras de telefonia, também oferecem notificações sobre contas pelo celular ou por e-mail.

4) Automatize os pagamentos e investimentos

Outro serviço bancário que pode te ajudar é a programação automática de investimentos. Ela permite que você programe o investimento de uma determinada quantia por mês em aplicações como a poupança, os fundos de renda fixa e outros. Da mesma forma, também é possível pré-agendar o pagamento da fatura do cartão de crédito e de outras contas, dependendo do prestador do serviço.

Ao casar a data dos investimentos e pagamentos com o dia de recebimento do seu salário, você evita atrasos e passa a ter um compromisso maior com os investimentos, já que você deixa de investir apenas quando sobra dinheiro no fim do mês. 

No caso dos investimentos para a aposentadoria, esta dica pode ser ainda mais válida. Como esse tipo de aplicação exige que os aportes sejam regulares e realizados por um longo período é importante automatizar o investimento para não deixar de fazê-lo.

Uma boa forma de fazer isso é investir no plano de previdência oferecido pela sua empresa, que além de ser uma interessante opção de investimento para a aposentadoria, é muito prático, já que os investimentos são descontados mensalmente da folha de pagamento do funcionário.

5) Troque suas dívidas pelo crédito consignado

Na mesma linha de automatizar os pagamentos para não se descontrolar, uma forma interessante de colocar suas dívidas no automático é o crédito consignado. Além de ser o empréstimo com menores taxas de juros do mercado hoje, as parcelas da dívida são descontadas da sua folha de pagamento.

Assim, antes que você torre seu salário com outros gastos e se enrole com o empréstimo, o banco desconta a prestação da dívida da sua folha de pagamento – ou da pensão e da aposentadoria, no caso dos aposentados e pensionistas do INSS.


7) Baixe os aplicativos de bancos

Outra maneira de não se atrasar com pagamentos de contas e facilitar transferências de valores e consultas de saldo é baixar o aplicativo do seu banco no celular. 

Esses apps permitem ao cliente realizar a maioria das operações que são realizadas nas agências bancárias ou no site do banco (internet banking). Assim, você não precisa passar em um caixa automático ou na agência para fazer seus pagamentos e consegue controlar sua conta de qualquer lugar.

Além de serem muito práticos, os aplicativos te poupam da chateação de precisar ir até o banco em horário comercial e enfrentar filas.

8) Faça uma revisão dos serviços contratados

Se por um lado a tecnologia pode facilitar seus pagamentos, por outro ela também pode auxiliar os prestadores de serviço em suas cobranças e reajustes de preços. Por isso, ao seguir os itens um e dois desta lista, aproveite para observar quais dos serviços que você paga mensalmente podem ser trocados por outros mais baratos ou substituídos por pacotes de uso reduzido.

Se você contrata serviços de telefonia móvel, fixa e internet separadamente, por exemplo, vale checar se você não economizaria dinheiro ao aproveitar combos de empresas que oferecem os três serviços em um pacote só.

Caso você não seja um frequentador assíduo da academia, observe também se você pode reduzir gastos ao trocar um plano que permite o acesso diário à academia, por outro mais barato, com acesso liberado duas ou três vezes por semana.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário