quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PROCON BARRETOS alerta para tentativas de fraude

Nos dias de hoje muitas pessoas recebem e-mails, ligações e até mesmo boletos falsos, portanto o Banco Central disponibilizou no site um alerta sobre tentativa de golpe em que pessoas ou falsas instituições financeiras, utilizando o nome de instituições autorizadas pelo Banco Central ou de representantes delas, ou citando nomes de servidores e normativos desta autarquia, exigem a realização de pagamentos prévios (depósitos, boletos, etc), como condição para a liberação de empréstimos.

Trata-se de tentativa de fraude, pois as instituições financeiras autorizadas a funcionar não exigem pagamentos prévios, especialmente em favor de terceiros, para a concessão de empréstimos.

Portanto evite fazer empréstimos com empresas desconhecidas que veiculam anúncios em jornais, internet ou outros meios de comunicação e que não possuam sede.

Desconfie de ofertas de créditos muito vantajosas ou facilitadas que dispensem avalista ou que não façam consultas a cadastros restritivos (SPC e Serasa, por exemplo).

Sempre que ouvir alguém falar em nome do Banco Central, lembre-se de que:

- o único número de telefone da Central de Atendimento do Banco Central é o 145 (custo de ligação local, de qualquer lugar do país);

- você pode confirmar os endereços do Banco Central, os CNPJs e outros números de telefone no endereço http://www.bcb.gov.br/?ENDERECOS;

- é vedado ao Banco Central emitir títulos de qualquer espécie.

São fraudulentas mensagens de e-mail que exibam a marca do Banco Central ou venham acompanhadas de nomes de pessoas que supostamente trabalhem na instituição e que solicitam senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas.

As mensagens autênticas do Banco Central nunca solicitam informações pessoais ou bancárias. O Banco Central somente entra em contato com aqueles que solicitam resposta da instituição.

Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Tampouco preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação.

Todos os casos de tentativa de fraude que chegarem ao conhecimento do Banco Central serão comunicados à Polícia Federal.


Fonte: bcb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário