terça-feira, 17 de outubro de 2017

Marketplace e E-Marketplace

Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.

O termo abrange tanto os mercados de rua (onde os comerciantes montam as suas barracas para venderem os mais variados produtos: carne, peixe, frutas, legumes, etc.), como também o mercado global, o mundo dos negócios.

Uma nova tendência de marketplace está voltada para o comércio virtual (através da Internet), também chamado de e-marketplace (letra "e" de eletronic).


E-Marketplace

E-Marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a Internet.

O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra, etc.

Através do e-marketplace os negócios podem ser feitos de:

Empresas para Empresas (B2B - Business to Business)
Empresas para Consumidores (B2C - Business to Consumer)
Consumidores para Consumidores (C2C - Consumer to Consumer)
Empresas para Governo (B2G - Business to Government)
Governo para Cidadão (G2C - Government to Citizen)

Marketplace em Smartphones

Nos aparelhos celulares que suportam o recurso de lojas virtuais, marketplace é o local no qual os desenvolvedores disponibilizam para os usuários aplicações que podem ser gratuitas ou não.

São exemplos de marketplace: Android Market, Apple´s iPhone App Store, Windows Mobile Marketplace, etc.

Ambos os comércios são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), porém o E-Marketplace possui algumas diferenças que foram adicionadas ao CDC através do Decreto 7962/13, uma das principais diferenças e mais utilizadas pelos consumidores é o respeito pelo direito de arrependimento.

Fonte: ecommercenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário