Começou a temporada de matrícula nas escolas particulares para o ano que vem. E a notícia não é nada animadora pro bolso dos pais. Aprender as primeiras palavras em inglês ou as noções de geografia ficou mais caro. O aumento das mensalidades é de assustar qualquer um, em qualquer fase do ensino.
Creche subiu mais de 7% de janeiro a agosto. Escola infantil também. O mesmo aconteceu com ensino fundamental, médio e superior. As mensalidades subiram em média 8,35% nesse período, mais do que o dobro da inflação. Subiu e vai subir ainda mais. O sindicato das escolas particulares de São Paulo prevê reajuste de 8% a 12% nas mensalidades de 2013. O aumento reflete a valorização da educação no Brasil nos últimos anos, mas não é só isso.
As escolas dizem que precisam repassar aumento do salário dos professores e funcionários e do aluguel dos prédios. Em São Paulo, o sindicato admite que a margem de lucro mudou. A procura também aumentou muito. De 2007 a 2011, a rede particular ganhou 1,5 milhão de alunos.
Não há como importar serviços, como acontece com outros bens. Então, nesse contexto, esses preços tendem a subir em um ritmo maior do que os outros preços e, por ora, isso não muda nos próximos anos.
Para os pais é sempre difícil trocar os filhos de escola. Além dos amigos, tem uma relação de confiança.
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário