Os juros do cartão de crédito chegam a mais de 284% ao ano. São os maiores do mercado e fazem do cartão de crédito a principal causa de inadimplência. De cada 100 famílias brasileiras com dívidas no país, 74% estão penduradas no cartão de crédito.
Os PROCONs de todo o estado de São Paulo estão em uma ação conjunta fazendo palestras sobre orientação financeira e mais especificamente o “Superendividamento”, abordando dentro das palestras esse fator do cartão de crédito e principalmente a questão do pagamento do “mínimo” da fatura. Muitas vezes quando o consumidor vai ao Procon para pedir orientação, a dívida com a operadora do cartão já está enorme. Aquela história de: ‘não deu para pagar em um mês, paga no próximo’, é uma pratica que deve ser evitada a qualquer custo por quem tem cartão. Fuja também da possibilidade de pagar só o mínimo ou apenas uma parte da parcela.
Desde a semana passada, quando a presidente Dilma Roussef mandou um recado para que as administradoras de cartões de crédito reduzam as taxas, diminuindo seus ganhos para níveis civilizados, alguns bancos já anunciaram que estão reduzindo suas tarifas.
Na próxima fatura, o cliente dessas instituições que entrarem no rotativo já começam a sentir a diferença. Para quem já tem uma dívida grande é o momento de tentar negociar, ou trocar a dívida.
Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário