segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ATENDIMENTO A CONSUMIDOR PIORA APESAR DE DECRETO

Quatro anos após a criação do decreto que trouxe regras rígidas para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas, o atendimento e as queixas dos usuários sobre o serviço pioraram.

Levantamento feito a pedido da Folha pelo Ministério da Justiça, a partir de dados do Sindec, que reúne 170 Procons em todo o país, mostram que o total de reclamações a respeito do SAC em 2012 já supera o do ano passado.

De janeiro a 21 de setembro deste ano, foram registradas 51.632 queixas nos Procons sobre o assunto.

O volume é 86% maior que o do mesmo período de 2011 e já supera em 21% o total de 2011, quando foram feitas 42.555 demandas nos órgãos de defesa do consumidor.

Os serviços de telefonia celular, cartão de crédito e telefonia fixa concentram a maior parte das demandas. Os problemas mais comuns se referem a acesso ao atendimento e cancelamento do serviço.

DESCUMPRIMENTO
O trabalho mostrou que nenhum setor avaliado está em total conformidade com a legislação em todos quesitos.

A média de cumprimento geral do decreto ficou em 70%, o que representa queda em relação ao nível obtido em 2010 (89%) e no ano passado (80%), quando o instituto realizou a mesma pesquisa.

Confira aqui o gráfico completo da pesquisa.

Fonte: Folha de S. Paulo

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