Consumidor deve ficar atento às propagandas por e-mail
-
Atualize sempre o sistema operacional, o navegador e os serviços de antivírus,
antispyware e firewall;
- Não
faça compras usando um computador que você não tem certeza estar seguro.
Qualquer tipo de transação precisa ser feita do computador pessoal. Jamais em
LAN houses e computadores de amigos, parentes ou do trabalho;
- Mantenha ativado o serviço anti-spam do e-mail. Ele evita vários
golpes como o phishing, que é uma palavra em inglês usada para representar um
tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas
por e-mail, via recados pelos programas
de mensagens instantâneas, como o Live Messenger (popularmente conhecido como
"MSN"). O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário –
para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras,
Receita Federal, entre outros. O internauta que "cai" no golpe
fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus;
- Cuidado
com as propagandas recebidas por e-mail. Muitas podem ser falsas e levar o
internauta a sites que se parecem com os mais famosos para compras online, mas
na verdade são falsos e “roubam” os dados das pessoas;
- Ative a
opção filtro de anti-spam do e-mail e entre no site de compras digitando
diretamente o endereço no navegador;
- Compre
em sites que foram recomendados por amigos e parentes;
- Confira
em sites que comparam lojas virtuais a reputação do lugar onde você vai
comprar. Além de métodos próprios de avaliação, esses sites têm espaço para
comentários dos consumidores. Outra dica é consultar informações sobre a loja
em páginas exclusivas para registros de reclamações;
- Não
compre em sites que não ofereça navegação e transação seguras. A imagem de um
pequeno cadeado fechado exibido no rodapé do navegador é sinal de segurança,
desde que você clique no objeto e confira o nome da loja e se a data de
validade desse certificado de segurança ainda não expirou;
- Fique
de olho na política de privacidade das lojas virtuais e não compre em sites que
não apresentem claramente a garantia de que seus dados, em hipótese alguma,
serão repassados para outras empresas;
-
Desconfie de promoções com vantagens fora do comum.
Fonte:
noticias.r7.com.br
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