As reclamações registradas nas diversas entidades de proteção e defesa do consumidor têm revelado que o pós-venda é um grande problema nas relações de consumo. Entende-se por pós-venda inúmeros tipos de reclamações como: garantia, defeitos, troca, serviço de atendimento ao consumidor, assistência técnica e entrega de produtos.
O resultado da pesquisa
realizada pelo Portal do Consumidor, em março de 2012, ratifica o quanto esse
setor gera problemas para os usuários do site. Nessa ocasião, identificamos que
esse conjunto de serviços liderava o ranking de queixas (44,6%).
Atendo a esse cenário, o
Inmetro está estudando aspectos relacionados ao tema e ao ciclo de vida
dos produtos de maneira a verificar a percepção e o grau de satisfação dos
consumidores. Para subsidiar esse trabalho, elaboramos uma pesquisa de opinião onde as principais dificuldades
enfrentadas hoje nesse sentido poderão ser relatadas.
O resultado dessa pesquisa será
analisada pela Diretoria da Qualidade, que avaliará a possibilidade de inserir
requisitos voltados para melhoria do atendimento aos consumidores no pós-venda
nos regulamentos dos produtos e serviços que terão a conformidade avaliada.
O questionário é curto e rápido
e será uma importante contribuição para a definição de requisitos para
pós-venda, aprimorando o serviço das empresas e facilitando a vida do
consumidor.
Suas respostas serão analisadas
somente pela equipe do Inmetro.
PARTICIPE DESSA PESQUISA RESPONDENDO AS PERGUNTAS, É MUITO
IMPORTANTE PARA VOCÊ CONSUMIDOR TER UM ATENDIMENTO NO MINIMO ADEQUADO NO PÓS
VENDA.
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