terça-feira, 5 de março de 2013

Diferença de preço de um produto da mesma marca pode ultrapassar 200%

O consumidor precisa ficar atento na hora de comprar alimentos, bebidas, artigos de higiene e limpeza. Isso porque uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) constatou que a diferença de preço de um produto da mesma marca pode ultrapassar 200%.

A psicopedagoga Sônia Maria Queiroz sempre compra as embalagens maiores da bebida. “A pequena não tem muita vantagem. Você comprando maior, você tem um lucro de R$ 1, R$ 0,70”, diz.

O Idec confirmou isso. Pesquisou 185 produtos em três grandes redes de supermercados do país e comparou o preço de embalagens diferentes e encontrou uma variação de até três vezes mais.

É o caso do refrigerante. A comparação foi feita entre um com 237 ml e outro de 3,3 litros. O litro da embalagem menor sai por R$ 4,18. Já na embalagem maior, a mesma quantidade de refrigerante custa R$ 1,36. A diferença é de 207%.

“O refrigerante tem essa questão do gás que se perde. Então, a pessoa, a família pequena, comprar embalagem grande não é interessante, porque vai perder a cara do produto. Água, alimento, isso faz diferente para o consumidor na hora de programar as compras”, orienta a economista do Idec Ione Amorim.

O Idec quer que o preço dos produtos apareça nas prateleiras por unidade de medida, como litro, quilo e metro pra facilitar a decisão do consumidor.

A equipe do Jornal Hoje também fez o teste. Primeiro, passou os produtos de higiene, limpeza e alimentos em embalagens grandes. Depois, os mesmos produtos, mas com embalagens menores. A primeira compra (embalagem grande) saiu por R$ 40,02. Já a segunda (embalagem pequena) R$ 48,16 – uma diferença de 20%.

Clique aqui para ver a pesquisa completa do Idec.

Fonte: Globo.com e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

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