Próximo a Semana Santa e com a tradição dos consumidores em comer bacalhau nesta data, o Procon Barretos realizou pesquisa em 07 estabelecimentos comerciais da cidade, no período de 11/03 a 14/03/13, para orientar e facilitar as compras dos consumidores.
Existem cinco tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro: Gadus morhua (Cod), Gadus macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. As duas primeiras espécies são conhecidas como bacalhau, sendo as demais consideradas pescados salgados.
Veja algumas características de cada tipo:
Veja algumas características de cada tipo:
Gadus morhua (Cod) - é o legítimo bacalhau, também conhecido no Brasil como “Porto“ ou “Porto Morhua“. É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre bacalhau. Normalmente é o maior, o mais largo e com postas mais altas. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco. A cauda possui a cor cinza, é acentuada e de forma triangular, e forma lascas quando é cortado.
Gadus macrocephalus - conhecido como “Portinho”, “Codinho” ou Bacalhau do Pacífico, é muito semelhante em aspecto com o Gadus morhua. No entanto, possui algumas diferenças em relação ao legítimo bacalhau: ele não se desmancha em lascas, e é fibroso. Uma forma de diferenciá-lo é observando a coloração: essa espécie tem a carne mais clara, também forma lascas, mas a cauda tem borda esbranquiçada.
Saithe - possui uma musculatura mais escura e sabor mais forte. Muito mais barato que o bacalhau, é utilizado para bolinhos, saladas e ensopados, porque quando cozido sua carne desfia com facilidade.
Ling - é bem claro e mais estreito que os demais.
Zarbo - é o mais popular e os peixes, geralmente, são menores que os demais tipos. A cor é palha em todo o corpo e possui apenas uma barbatana.
Clique aqui para acessar a pesquisa.
Fonte: Fundação Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário