terça-feira, 28 de maio de 2013

Estacionamento: entenda quais são os seus direitos

Deixar seu veículo em um estacionamento nem sempre significa que ele está seguro, por isso é bom o cliente ficar atento nesse momento. Em entrevista ao Portal do Consumidor, o Presidente do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo – Sindepark, Marcelo Gait  e  o Advogado do Sindepark do Rio de Janeiro, José Maqueira, relacionam alguns cuidados que o consumidor deve ter para evitar problemas.

Assim, Marcelo Gait recomenda que o consumidor sempre verifique, antes de estacionar, se o estabelecimento tem placa de filiação do Sindepark, que significa que local é vinculado a um órgão regulamentador, além de ser um indício de muito mais comprometimento no atendimento. Ele explica que as empresas associadas do Sindepark têm  seguros de RC Garagista e que garantem o ressarcimento em caso de comprovação do roubo em um estacionamento. Caso o estabelecimento não seja associado ao Sindicado, é importante conferir se o local possui seguro contra sinistros.

Os representantes do Sindepark do Rio e de São Paulo alertam que o ideal é que os consumidores não deixem bens dentro do veículo na hora de estacionar. Caso seja inevitável, Marcelo Gait orienta que o cliente deve avisar ao estabelecimento. Ele esclarece que algumas empresas associadas ao Sindepark-SP solicitam que os bens sejam declarados no ato da entrada e  outras possuem guarda-volumes com um protocolo documentando a entrada. Assim, em caso de desaparecimento comprovado de algum bem, o estabelecimento poderá ser responsabilizado. Entretanto, se nou houver essa possibilidade, José Maqueira aconselha tirar os pertences pessoais do carro. Ele explica que estes não estão incluídos no contrato de guarda, que se restringe ao veículo.

 Em caso de que qualquer tipo de dano ou roubo do automóvel, a responsabilidade exclusiva é do estacionamento ou, se for o caso, do estabelecimento comercial que oferece o serviço como bancos, supermercados ou shoppings, mesmo que o seja gratuito para o usuário. Entretanto, independente do lugar que você vai, na hora de parar o carro a recomendação é sempre a mesma: busque lugares que tenha  um serviço de estacionamento sério, para que você não tenha dor de cabeça caso aconteça algum problema, afirma Gait.

Para ampliar a segurança dos usuários e evitar contratempos José  Maqueira, Sindepark-RJ, relacionou algumas dicas adicionais, como:

a)      Guardar o ticket com atenção, pois o seu extravio, que é frequente, gera procedimentos administrativos demorados até que o veículo seja liberado.

b)      Em caso de grandes estacionamentos, memorizar o local onde parou;

c)  Respeitar sempre as vagas preferenciais para idosos e pessoas com deficiência, de modo a não inviabilizar a outra vaga.

d) Ajudar a recepcionista, caso não se trate de ingresso automático, a identificar de arranhados e amassados pré-existentes.

Por fim, se o motorista utilizar o serviço de Vallet, apesar do Sindepark não ser associado ao serviço, o Presidente do Sindicato de SP indica, além dos cuidados acima, que usuário:

1.    Pergunte em que local o veículo será estacionado;

2.    Leia com atenção o nome do manobrista que está fazendo o atendimento,

3.    Exija o comprovante de entrega do veículo, que deve conter a descrição do   automóvel, horários de parada e retirada, e

4.    Não se esqueça de comunicar se tiver algum bem de valor em seu carro.

Fonte: Portal do Consumidor

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