Feriado chegando e muita gente ansiosa para aproveitar os dias de descanso. Para quem vai viajar, a bagagem merece atenção especial, não só na hora de arruma-la, mas também no momento do embarque e desembarque. Confira algumas dicas e boa viagem!
Transporte Rodoviário
- Identifique a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino;
- Carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como jóias, também na bagagem de mão;
- Exija que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro;
- Fique atento aos pertences levados na mão, principalmente nas paradas e/ou escalas.
- Em caso de extravio da bagagem, registre a ocorrência na empresa e entre em contato com a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Transporte Aéreo
- As malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas, dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone;
- Eventuais excessos de bagagem podem ser cobrados. Portanto, verifique com antecedência o limite de peso ou volume determinado pela companhia (deve constar no contrato de prestação de serviço). Algumas bagagens, obrigatoriamente, devem ser despachadas como carga; informe-se junto à companhia aérea, inclusive sobre o valor da taxa;
- Após o check-in, ou seja, recepção para embarque, a empresa aérea torna-se responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos. Se preferir, para garantir sua segurança, faça uma declaração dos itens contidos na bagagem, discriminando os valores, e guarde uma via.
- Ao chegar na área de desembarque verifique se a bagagem está nas mesmas condições deixadas no momento do check-in, em caso de avaria ou extravio, registre imediatamente a ocorrência no balcão da companhia aérea ou nas seções de Aviação Civil da ANAC instaladas em cada aeroporto.
Saiba que: Nas viagens internacionais, por medida de segurança, existem algumas restrições quanto a bagagem de mão e pertences pessoais. Existem, também, alguns itens que não podem ser levados na bagagem despachada como, por exemplo, os frágeis ou perecíveis. Verifique os procedimentos previamente junto à companhia aérea.
Estas e outras dicas podem ser encontradas no informativo Projeto Boa Viagem. Para saber mais clique aqui.
Onde reclamar
Na Grande São Paulo e no interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.
ANAC: 0800 725 4445. Site www.anac.gov.br
ANTT: 0800 610 300. Site www.antt.gov.br
Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo): 0800 727 8377. Site http://www.artesp.sp.gov.br
Fonte: Procon-SP e Portal do Consumidor
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