quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ANIVERSÁRIO DO CDC – PLANOS DE SAÚDE

Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato para não correr o risco de ser surpreendido. Veja, a seguir, algumas orientações antes de contratar o plano:

1 - TIPOS DE PLANO
Pense em quem vai contratar o plano. Ele se enquadra na categoria "individual' quando contratado por um consumidor e sua família. Se contratado por uma empresa, sindicato ou associação ao qual o consumidor é filiado, o plano é considerado "coletivo". As regras são diferentes nos dois tipos de contratos

2 - NECESSIDADES
Avalie as necessidades de quem usará os serviços: quantas pessoas são, quais as condições de saúde e idades delas, quais tipos de atendimentos elas podem precisar e quanto é possível pagar ao plano por mês

3 - SEGMENTAÇÃO
Escolha a segmentação de plano mais adequada às necessidades identificadas. Ele pode ser: ambulatorial (para consultas, inclusive pré-natal, exames e cirurgias sem internação); hospitalar (internação); odontológico; ambulatorial mais hospitalar, com ou sem serviços de odontologia e obstetrícia (pré-natal, parto e pós-parto) ou plano referência

4 - ACOMODAÇÃO
Se escolher o plano hospitalar, analise se deseja acomodação individual (quarto, pagando um pouco mais e tendo mais privacidade e um horário para visitas mais flexível) ou coletiva (enfermaria, economizando um pouco e ficando no mesmo ambiente que outros pacientes)

5 - DESLOCALMENTO
Reflita se você e seus familiares se deslocam com frequência e onde você quer ser atendido: apenas na sua cidade, no seu estado, em grupos de cidades ou estados, em todo o país ou até fora dele

6 - REDE CREDENCIADA: informe-se sobre a rede credenciada do plano, para saber com antecedência quais hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde atenderão quando for necessário

7 - PREÇO POR IDADE
Esteja ciente que as faixas de idade e as escolhas acima serão determinantes para definir o preço final do plano de saúde

8 - FORMA DE PAGAMENTO 
Há planos que cobram um valor fixo por mês (usando ou não os serviços, a mensalidade será a mesma); outros cobram uma mensalidade menor, mas acrescentam à mensalidade um valor adicional a ser pago por cada atendimento, consulta ou exame realizado naquele período.

9 - PESQUISE
É possível pesquisar e comparar opções de planos no site da ANS (acesse aqui). Na página há dados de contato e avaliações da qualidade das empresas que vendem planos de saúde. É possível, anida, conhecer o índice de reclamações contra as operadoras (acesse aqui). Em São Paulo, por exemplo, o Procon também fez um ranking das operadoras mais reclamadas (acesse aqui)

10 - REGISTRO DA OPERADORA 
Antes de assinar o contrato, verifique se a empresa escolhida e o plano a ser contratado têm registro na ANS. Para isso,  a consulta pode ser feita no site da ANS (acesse aqui) ou pelo Disque-ANS no 0800 701 9656

Para demais dúvidas, a ANS tem um guia para quem deseja ter ou tem plano de saúde (acesse aqui).

Fonte: Globo e ANS

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