terça-feira, 30 de setembro de 2014

PESQUISA – HORÁRIO DE ATENDIMENTO BANCÁRIO

O Centro de Estudos do Procon Barretos, realizou pesquisa nos dias 26/09 à 29/09/2014, referente ao horário de atendimento bancário, nas seguintes instituições financeiras do município:  Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Mercantil e Santander.

Esta pesquisa tem o objetivo de orientar os consumidores quanto ao horário de atendimento dos bancos para cliente e não cliente.

Todas as agências atendem clientes e não clientes no horário das 10:00h às 15:00h.

O banco Bradesco, agência Av. 43 nº. 260, atende não clientes em horário diferenciado, mas sob agendamento.

O banco Itaú Unibanco possui um horário diferenciado para seus clientes, a agência da Rua 20 nº. 842- centro, inicia o atendimento um pouco mais cedo, às 8:00 horas e encerra às 18:00 horas, já a agência da Praça Francisco Barreto, nº. 390, inicia no horário normal às 10:00 horas, mas encerra um pouco mais tarde, às 18:00 horas, lembrando que esse horário diferenciado é somente para clientes do banco.

O banco Santander, agência Rua Antenor Duarte Vilela, 1331 (PIO XII), atende clientes em dias de pico ou exceções agendados na gerência das 9:00 às 16:00 horas.

O PROCON alerta os consumidores sobre o cumprimento da Lei Municipal nº 3.271 de 07/05/99, e suas respectivas alterações, define um limite máximo de atendimento em 25 minutos, durante os 10 primeiros dias do mês, e de 15 minutos para os demais dias nos caixas das agências bancárias deste município. Assim, é um direito do consumidor barretense ser atendido dentro desse limite.

Recomendamos ao consumidor que, caso queira, utilize-se dos postos de autoatendimento do seu banco, para não correr o risco de enfrentar filas nos caixas. Entretanto, caso necessite ou queira ser atendido pelo caixa convencional, a lei é clara e deve ser cumprida. Caso haja descumprimento dos tempos limites, o consumidor deve solicitar, no ato do atendimento, a autenticação (mecânica ou manual) da senha que pegou na entrada com a data e o horário do atendimento. Com a senha autenticada, o consumidor pode registrar sua denúncia junto ao PROCON de Barretos para que sejam tomadas as providências cabíveis.

O consumidor também pode fazer sua denúncia online, para tanto basta acessar o formulário preencher e encaminhar via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário