segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Oito dicas para fazer boas compras na Black Friday

Marcado para sexta-feira 27/11, a Black Friday demanda cautela por parte dos consumidores. Apesar do maior comprometimento por parte das lojas e do aumento da fiscalização por parte dos órgãos de proteção ao consumidor, é preciso estar atento às falsas promoções.

Nos últimos anos, muitos estabelecimentos subiram o preço uma semana antes e baixaram no dia do evento “maquiando” os descontos.  Em 2012,  segunda edição do evento no Brasil, a Black Friday ganhou o apelido de “Black Fraude” em função do alto índice de preços “falsos”. No ano passado, só no Procon-SP,  foram 1.356 reclamações entre as 19h da quinta-feira (27) e a meia-noite da sexta (28).

Para evitar que você caia em ciladas em busca de descontos, listamos 8 dicas para que possa aproveitar o melhor desse evento.

1 – Procure pelo selo Black Friday Legal 2015 black1. Ele é uma garantia de que as ofertas da loja são reais e que a empresa se comprometeu a entregar no prazo. Confira no site www.camara-e.net/blackfriday.  Só são válidos os selos de 2015.

2- Se a loja não possui o selo Black Friday Legal 2015, verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

3- Pesquise sobre a reputação do site que deseja realizar a compra.  Para isso, você pode visitar os seguintes sites:   PROCON -SP, que possui lista de “sites não recomendados”, Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça  e  o site “Reclame Aqui”, além de fazer uma busca no Google  e nas redes sociais para saber quais as reclamações mais comuns sobre aquela empresa.

4 – Compare os preços antes da Black Friday. Acompanhe a evolução do preço do produto desejado para não cair em falsas promoções. Sites de comparação de preços são excelentes ferramentas para acompanhar o histórico de preços de diversos produtos.

5 – Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.

6 – No ato da compra, imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do seu pedido, como: comprovantes de pagamentos, contrato e anúncios.

7- Compra pela internet sem dúvidas é mais rápido, barato e cômodo, mas alguns cuidados de segurança devem ser tomados. Confira aqui algumas dicas para aumentar a segurança do seu computador.

8 – Contenha a euforia. Não se deixe levar pela tentação das compras ao ver tantos sites e lojas com descontos. Manter o controle é fundamental fazer boas escolhas e para manter o seu orçamento equilibrado. Faça previamente uma lista do que precisa comprar e veja o que se encaixa em seu orçamento.

Se a empresa prometeu o desconto em determinado produto e/ou serviço, a oferta deve ser cumprida pelo vendedor, conforme veiculada. Reclamações sobre ofertas não cumpridas podem ser feitas diretamente ao Procon mais próximo de sua residência. No Portal   temos uma lista com todos os Procons do Brasil.

Fonte: Portal do Consumidor, Veja online e Procon –SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário