terça-feira, 22 de novembro de 2016

PROTETOR SOLAR

Em nossa região as temperaturas geralmente são altas, com grande incidência de raios ultravioletas que podem causar danos em nossa pele.

O Procon Barretos orienta sobre a importância do uso do protetor solar para nos proteger, mesmo nos dias nublado,  é essencial proteger a pele dos efeitos nocivos do sol como as queimaduras na pele, envelhecimento precoce e até mesmo o perigo de desenvolver algum tipo de câncer de pele.

Qualquer que seja o seu tipo de pele, é recomendável utilizar um produto com FPS de, no mínimo, 15. Se você tiver a pele muito clara, problemas cutâneos ou hipersensibilidade à luz do sol, use os chamados bloqueadores solares, com FPS acima de 20, que bloqueiam a radiação ultravioleta.

No entanto, fique atento, pois o protetor solar pode não impedir totalmente a passagem dos raios UV e dos raios infravermelhos, que também provocam queimaduras. E mesmo as pessoas de pele negra devem se proteger, pois a melanina deste tipo de pele corresponde a um FPS 4, o que não evita queimaduras ou risco de câncer.

Para viver em paz com os raios solares

- Use diariamente o filtro solar nas áreas mais expostas, principalmente no rosto, nuca, orelhas, mãos e braços; 

- O ideal é aplicar o filtro solar entre 30 minutos e uma hora antes da exposição ao sol;

- Escolha filtros solares que protejam tanto contra os raios ultravioleta do tipo "A" quanto do "B" (UVA e UVB);

- No rosto use sempre um produto com FPS alto (acima de 15), e não esqueça dos batons com filtro solar para os lábios;

- Nunca esqueça de usar o protetor ou bloqueador solar mesmo sob guarda-sol ou barracas. Está comprovado que as barracas de algodão ou lona absorvem cerca de 50% da radiação UV e as barracas de nylon apenas 5%. Lembre-se que a areia e demais superfícies também refletem a radiação solar.

- Da mesma forma, no tempo nublado (mormaço), é importante aplicar protetor.

- Reaplique o produto de duas em duas horas e depois de cada banho (independentemente de a embalagem dizer que o produto é à prova de água).

-  Evite usar perfumes junto com os filtros, pois esta combinação pode provocar queimaduras ou manchas na pele.


Fonte: proteste.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário