terça-feira, 25 de julho de 2017

PROCON Barretos dá algumas dicas de como economizar combustível

Economizar combustível é quase que uma regra para quem anda de carro, afinal, ele está com um preço muito elevado. Veja algumas dicas de como economizar combustível e não ficar no aperto financeiro.

1 – Mantenha uma boa aerodinâmica
A aerodinâmica do veículo irá influenciar diretamente no consumo de combustível. Por isso, em estradas ou lugar em que estiver em alta velocidade, feche as janelas para diminuir a resistência.

2 – Use o óleo do motor correto
Verifique no manual do veículo qual o óleo correto para o seu motor. Utilizar o produto errado faz com que o rendimento do carro diminua e aumente o consumo de combustível.

3 – Dirija com tranquilidade
Dirigir em alta velocidade pode exigir freadas bruscas e acelerações constantes. Quando se tem prudência ao volante e mantém-se uma velocidade constante, a tendência é que o consumo de combustível diminua. Isso sem falar que os riscos de um acidente diminuam.

 4 – Não demore para passar a marcha
Alguns motoristas demoram para passar a marcha do veículo, e com isso o carro passa a exigir mais. Assim que perceber a necessidade, a marcha deve ser alterada, sem que fique sendo adiada.

 5 – Cuide dos pneus
Pode parecer bobagem, mas andar com os pneus calibrados pode diminuir em até 2% o consumo de combustível.
Cada modelo possui uma pressão adequada para seu utilizada, por isso, sempre verifique as recomendações do fabricante.

 6 – Ande com menos peso
Quanto mais peso dentro do carro, maior será o consumo de combustível. Por isso, tire do carro tudo o que não estiver usando.

 7 – Cuidado com o ar-condicionado
Nos dias de calor, a vontade de ficar com o ar-condicionado ligado o tempo todo é grande, porém, atenção ao seu uso.
Se estiver na estrada em alta velocidade, melhor fechar os vidros e ligar o ar. Agora se estiver na cidade, em baixa velocidade, então melhor ficar só com os vidros abertos.

 8 – Prefira carros manuais
Apesar de mais cômodos, os carros automáticos chegam a gastar até 15% a mais de combustível. Por isso, na hora de trocar o seu carro vale a pena pensar nessa possibilidade.

 9 – Não fique aquecendo o motor
Em dias frios, antigamente se tinha o costume de ligar o carro e deixar o motor aquecendo. O problema é que muita gente ainda continua fazendo isso.
Hoje os motores não necessitam mais ser aquecidos e, ao ligar o carro, já é possível sair dirigindo. Assim se economiza combustível.

 10 – Tire o pé do acelerador
Não é preciso dirigir na velocidade máxima permitida nas estradas, isso só aumenta o consumo de combustível. Quanto maior a aceleração, maior também será o gasto.

 11 – Freie devagar ao se aproximar do semáforo
Não é preciso esperar chegar perto do sinal vermelho para fazer uma parada brusca. Ao perceber que o sinal irá fechar, vá desacelerando até que consiga parar devagar.

 12 – Faça a manutenção do carro
Manter todas as peças funcionando bem e de forma adequada garante uma boa economia de combustível, siga as orientações do fabricante para fazer as revisões.

13 – Deixe o carro em casa
Deixar o carro em casa e ir de transporte público ou de bicicleta pode ser uma boa alternativa para economizar.

Isso não quer dizer que nunca mais deva andar de carro, mas adotar essa medida em um passeio no final de semana, pode fazer uma grande diferença no bolso ao final do mês.

Fonte: seguroauto.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário