quinta-feira, 5 de julho de 2018

7 atitudes para combater o aquecimento global


Enfrentar o aquecimento global é um dos maiores desafios atuais da humanidade. Populações de todas as áreas do planeta já lidam com as consequências desse problema, que traz um clima imprevisível e extremo, causando prejuízos enormes como a escassez de alimentos, a necessidade de deslocamento de populações e a extinção de espécies.

1. Reduza o consumo de carne bovina
A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil, não só pela sua prática como pelo desmatamento associado. Representa 61% das emissões de GEE totais do Brasil, considerando o uso da terra. O gado, em seu processo de digestão, gera o gás metano, que causa o efeito estufa em uma proporção 21 vezes maior do que o gás carbônico, contribuindo fortemente para o aumento da temperatura média do planeta. Por isso, repense sua alimentação. Diminua o consumo de carne bovina, procurando substitui-la, quando possível, por outras fontes de proteína – preferencialmente vegetais.

2. Evite o uso de canudos e copos descartáveis
Esses utensílios são usados por poucos minutos e sua produção emite gases de efeito estufa, além de serem produzidos a partir de matéria prima fóssil, de um subproduto do petróleo. Assim, prefira recipientes duráveis, que poderão ser utilizados várias vezes, aproveitando assim o mais longamente possível os recursos consumidos na sua fabricação.

3. Faça pequenos trechos a pé
Evite o uso do carro sempre que possível. Os veículos, na queima de combustíveis, emitem gases de efeito estufa. Para percursos de até 3 km de distância, ir a pé é a escolha com menor impacto ambiental, sendo bom para a saúde e eliminando a emissão de GEE. Se você trocar o carro pela caminhada, por exemplo, cinco vezes na semana, em um curto percurso (1,5 km no total de ida e volta), ao longo de uma vida, será evitada a emissão de uma quantidade de gases de efeito estufa (GEE) equivalente àquela emitida na produção de energia elétrica para uma residência por 41 anos!

4. Não desperdice alimentos
O processo de decomposição dos alimentos também libera gases GEE, por isso, evite o desperdício. Uma boa dica é preparar somente a quantidade de comida para consumo imediato. Ainda assim se sobrar, coloque na geladeira e coma mais tarde, ou congele-a para preservá-la por mais tempo. Outra sugestão é reaproveitar as sobras de folhas, talos e cascas de hortaliças em receitas criativas, para evitar que essas partes nutritivas dos alimentos sejam jogadas fora. Já pensou em fazer um doce com casca de laranja ou um bolinho com talos de beterraba? Delícia!

5. Desligue a luz ao deixar um ambiente
Economize energia elétrica, principalmente no período mais seco do ano, o inverno. Nessa época, chove menos e os níveis dos reservatórios de água das hidrelétricas ficam mais baixos. Quando isso acontece, é necessário acionar as usinas termoelétricas, que lançam mais gases de efeito estufa na atmosfera.

6. Compre roupas de segunda mão
Quando você compra roupas de segunda mão, está ajudando a aumentar a vida útil desses produtos, ou seja, fazendo valer os recursos que nela foram consumidos. Todo o processo de produção de roupas e acessórios de moda emite gases de efeito estufa, entre outros impactos ao meio ambiente e à sociedade. (https://www.akatu.org.br/noticia/moda-consciente-saiba-por-que-e-importantecomprar-com-criterio-e-fazer-as-pecas-durarem-mais/)

7. Reduza o volume do seu lixo
Diminua o volume do seu lixo e faça o descarte correto dos resíduos. Ao diminuir o volume de resíduos, menos terá que ser transportado seja para aterros sanitários, seja para reciclagem, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa nesse transporte.

Fonte: AKATU

Nenhum comentário:

Postar um comentário