quarta-feira, 7 de outubro de 2020

PROCON BARRETOS ORIENTA SOBRE COMPRAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

 O PROCON Barretos orienta os consumidores sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças.  A primeira orientação é para que antes de sair as compras é necessário:  pesquisar preço, forma de pagamento e taxas de juros cuidadosamente. Existe muita variação de um estabelecimento para outro. 

Se a opção for por brinquedos, o consumidor tem que tomar alguns cuidados antes de efetuar a compra, tais como, verificar se o brinquedo escolhido é adequado para a faixa etária, se o produto contem peças pequenas e se soltam com facilidade, pois corre o risco da criança engolir alguma peça. Brinquedos sem o selo de certificação e segurança do INMETRO não está de acordo com as normas de qualidade e segurança. 

Observar a identificação do fabricante (nome e CNPJ) e em casos de eletrônicos, peça para testar o produto.

É importante exigir no ato da compra a nota fiscal, o certificado de garantia e o manual de instruções de uso e eventuais riscos, este deve ser de fácil compreensão, e em língua portuguesa. 

COMPRA ON LINE

 Nesse momento que estamos passando, as compras ON LINE tem sido a melhor forma de realizar compras, mas devemos seguir algumas recomendações: 

- Antes de comprar é importante verificar se o site realmente é confiável, procure empresas conhecidas ou indicadas por amigos e que a pagina do site apresente o cadeado. 

 - Pesquise sobre a credibilidade do site, consulte o nome da empresa nos portais de busca e no site do PROCON Barretos  (evite esses sites). 

- Verifique se o site possui canais de comunicação para que  possa tirar dúvidas ou fazer reclamações, se o fornecedor tem CNPJ. Desconfie se o pagamento for somente via boleto bancário e em nome de pessoa física. 

- Não se esqueça de imprimir ou salvar no computador os documentos que comprovem o pedido, prazo de entrega, as conversas  e a forma de pagamento. 

- Desconfie de ofertas ostentadoras, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado.
 

Lembre que, se precisar trocar o presente ou desistir da compra, você pode solicitar a loja que faça em até sete dias após o recebimento do produto, sem custo  e sem a necessidade de justificativa, desde que o produto não tenha sido utilizado. É o chamado direito de arrependimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário