Golpes em aplicativos cresceram
186% durante a pandemia; consumidores precisam ficar atentos no momento da
entrega e se informar sobre seus direitos.
1. O que fazer se fui vítima do golpe? Entre imediatamente em contato com o seu banco para bloquear seu cartão e contestar a operação. É preciso também entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do aplicativo para denunciar o entregador dentro do aplicativo.
2. Mas é importante ficar de olho: o cancelamento do cartão pode
ser solicitado no caso de suspeita de clonagem mas, no caso da transação
abusiva, o mais indicado é pedir o cancelamento de lançamento específico
realizado sem a autorização. Ressaltamos que o cancelamento não é feito por
todas as operadoras de cartão e, normalmente, depende de um prazo que varia
(exemplo: para transações feitas nas últimas 48 horas ou últimos 5 dias).
3. Registre um boletim de ocorrência. O boletim pode ser enviado
junto com o pedido de ressarcimento para a plataforma (Rappi, IFood etc).
Lembramos que o registro deve ser feito junto à Polícia Civil, que é a
competente nestes casos.
4. Notifique a plataforma sobre o ocorrido. Além de entrar em
contato com o seu banco e registrar um boletim de ocorrência, é preciso também
pedir esclarecimentos para a plataforma em que o pedido foi realizado. Embora a
legislação sobre esses serviços ainda seja frágil, é de entendimento
majoritário do judiciário brasileiro que ela é, sim, responsável pelo dano
causado ao consumidor.
5. Quando fizer o pedido, desconfie se a oferta parecer muito boa e
o restaurante for desconhecido. Neste caso, cheque os dados do fornecedor
pesquisando sobre ele na internet ou na própria plataforma.
6. Leia com muita atenção os termos da plataforma. Esta prática não
só é boa para que os consumidores fiquem realmente informados sobre detalhes do
tipo de serviço prestado, como pode ajudar e evitar cair em potenciais fraudes.
7. Não aceite solicitações de pagamento de 'taxa extra'. A não ser
que tenha escolhido a opção "pagar na entrada", nenhum valor extra
deve ser cobrado ao receber a comida (a não ser que queira bonificar o
entregador com uma caixinha"); desconfie também de pedidos de taxas
cobradas fora do aplicativo em que realizou o pedido, ainda que exista a
alegação de um "erro" no pagamento original.
8. Pague, preferencialmente, no aplicativo. Se for um restaurante fora
de aplicativo ou se preferir pagar na entrega, dê preferência a pagar em
dinheiro. Se for pedir em um restaurante por telefone, pergunte se aceitam
pagamento por PIX, para evitar ter de passar o cartão na maquininha.
9. Caso você tenha escolhido pagar na entrega, preste atenção no
valor digitado na maquininha, se estão olhando atentamente as informações do
seu cartão e, principalmente, na hora de digitar a senha. Caso o visor da
maquininha não mostre nenhum valor ou esteja "quebrado", não digite
sua senha: o valor a ser debitado pode ser maior do que o informado pelo
entregador. Repare, inclusive, se não estão gravando com o celular. Um
lembrete: esta atenção vale tanto para entrega de delivery quanto em qualquer outro
pagamento que você fizer!
10. Não compartilhe nenhum dos seus dados, a não ser aqueles
determinados pelo aplicativo de entrega fora do bate-papo (ex: quando o app de
entrega notifica um código de segurança do pedido dentro do app e pede para
informá-lo ao entregador).
11. Saiba que você pode reclamar seus direitos. É dever do
aplicativo de entrega garantir a segurança dos consumidores no uso dos serviços
oferecidos nessa forma intermediada. O consumidor não deve arcar com o prejuízo
advindo da falha de segurança da empresa.Caso a empresa tente se esquivar da
responsabilidade utilizando termos e condições tal cláusula pode ser
considerada nula.
Fonte: idec.org.br
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