Feriado
chegando e muita gente ansiosa para aproveitar os dias de descanso. Para quem
vai viajar, a bagagem merece atenção especial, não só na hora de arruma-la, mas
também no momento do embarque e desembarque. Confira algumas dicas e boa
viagem!
Transporte Rodoviário
-
Identifique a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de
destino;
-
Carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como jóias, também na
bagagem de mão;
-
Exija que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com
um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro;
-
Fique atento aos pertences levados na mão, principalmente nas paradas e/ou
escalas.
-
Em caso de extravio da bagagem, registre a ocorrência na empresa e entre em
contato com a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Transporte Aéreo
-
As malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas, dentro e
fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone;
-
Eventuais excessos de bagagem podem ser cobrados. Portanto, verifique com
antecedência o limite de peso ou volume determinado pela companhia (deve
constar no contrato de prestação de serviço). Algumas bagagens,
obrigatoriamente, devem ser despachadas como carga; informe-se junto à
companhia aérea, inclusive sobre o valor da taxa;
-
Após o check-in, ou seja, recepção para embarque, a empresa aérea torna-se
responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos.
Se preferir, para garantir sua segurança, faça uma declaração dos itens
contidos na bagagem, discriminando os valores, e guarde uma via.
-
Ao chegar na área de desembarque verifique se a bagagem está nas mesmas
condições deixadas no momento do check-in, em caso de avaria ou extravio, registre
imediatamente a ocorrência no balcão da companhia aérea ou nas seções de
Aviação Civil da ANAC instaladas em cada aeroporto.
Saiba
que: Nas viagens internacionais, por medida de segurança, existem algumas
restrições quanto a bagagem de mão e pertences pessoais. Existem, também,
alguns itens que não podem ser levados na bagagem despachada como, por exemplo,
os frágeis ou perecíveis. Verifique os procedimentos previamente junto à
companhia aérea.
Onde reclamar
Na
Grande São Paulo e no interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa
do consumidor.
ANAC:
0800 725 4445. Site www.anac.gov.br
ANTT: 0800 610
300. Site www.antt.gov.br
Artesp
(Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de
São Paulo): 0800 727 8377. Site
http://www.artesp.sp.gov.br
O
consumidor também pode entrar com ação na Justiça. Em alguns aeroportos, por
exemplo, existem Juizados Especiais, que fazem a intermediação de problemas com
os serviços prestados pelas companhias aéreas.
Para saber mais clique aqui.
Fonte:
Fundação Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário