Senhas, caixas eletrônicos e compras virtuais. Conheça os fatores que facilitam a vida dos fraudadores e evite problemas
Veja as dicas da PROTESTE para evitar a clonagem:
- Memorize a senha e não deixe registrada por escrito em nenhum local.
- Não aceite ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos.
- Comunique o banco imediatamente caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.
- Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor seus dados em sites.
- Muita atenção às ligações telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
- Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios.
- Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
- Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados.
- Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
- Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.
A orientação do Idec é que, no caso de clonagem, qualquer movimentação realizada é de inteira responsabilidade do banco. Ao constatar o problema, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência.
Para ter a restituição dos valores debitados da conta ou do cartão de crédito, o consumidor pode encaminhar modelo de carta disponível em (faça o login e clique em "o que fazer"; a carta é a primeira no fim da página). Se o caso não for solucionado, o cliente pode recorrer ao Procon, ou entrar com ação no Juizado Especial Cível (JEC).
Fonte: IDEC
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