terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dicas de uso das redes sociais na hora de reclamar de um produto ou serviço

Bom senso e educação

As redes sociais estão, cada vez mais, presentes nas relações de consumo. São ferramentas úteis para que o consumidor exponha o seu descontentamento em caso de problemas com algum prestador de serviço ou produto. Mas, antes de postar uma queixa, é bom ter bom senso, não perder a compostura ou cometer excessos de linguagem, como sair xingando ou difamando a empresa. Pensando nisso, o Procon-SP listou dicas para o consumidor postar o seu descontentamento e se fazer "ouvir'':
 
Cuidado com a linguagem

Não deixe a raiva tomar conta de você no momento de postar sua queixa. Respire fundo e exponha o problema sem usar palavões e xingamentos. Evite afirmar que a empresa é desonesta ou age de má fé, mesmo se a sua publicação for feita apenas em sua página pessoal; lembre-se: rede social é um ambiente público e o que se posta pode ser visto e compartilhado.
 

Certifique-se que a página é oficial

Caso queira entrar em contato com a empresa via redes sociais, o consumidor deve verificar se a empresa possui algum perfil ou página oficial para que a reclamação seja vista pela empresa. Ao postar a reclamação dentro da página da empresa, não deixe de tirar um print da tela para comprovar o envio da mensagem. Também é possível mandar uma mensagem privada com mais detalhes sobre o ocorrido.
 

Fique atento aos seus dados

Tome muito cuidado com o fornecimento de dados pessoais e protocolos, evite informar números de documentos, endereço, telefone e dados bancários na página da empresa. As redes sociais são canais públicos e qualquer pessoa poderá ter acesso ao que foi postado. Fornecedores que se utilizam deste canal para atender queixas dos consumidores, normalmente, solicitam dados cadastrais via mensagens privadas. A partir deste contato, ela passa a ser responsável pela privacidade das informações prestadas.

Fonte: O Globo e Portal do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário