Pedir o extrato e cancelar autorizações de débitos automáticos são algumas dicas
Para muitos brasileiros, encerrar uma conta bancária pode representar uma dor de cabeça. Mas o Reclame AQUI separou algumas dicas do site da Federação Brasileiras de Bancos - Febraban - para você cancelar sem erro.
Para realizar o encerramento, os contratos ou chamadas fichas-proposta de abertura de conta de pessoa física deverão estabelecer, no mínimo, as seguintes condições para seu encerramento:
- Comunicação prévia por escrito;
- Prazo para adoção de providências relacionadas à rescisão;
- Devolução ao banco das folhas de cheques em seu poder ou declaração por escrito de sua inutilização;
- Manutenção de fundos suficientes para a liquidação de compromissos assumidos com o banco ou decorrentes de disposições legais (ex. CPMF).
Como agir
Ao solicitar o encerramento, o cliente deve tomar as seguintes providências:
- Pedir o extrato da conta;
- Verificar se todos os débitos (autorizados) e cheques emitidos estão lançados na conta;
- Cancelar as autorizações de débitos automáticos;
- Devolver os talonários de cheques e cartões que estejam em seu poder, conferindo e confirmando com o banco o seu registro;
- Exigir o protocolo das devoluções e do encerramento da conta;
- Manter saldo suficiente para liquidação de compromissos assumidos anteriormente (débito automático, prestação de financiamento, CPMF).
O encerramento da conta não eximirá seu titular das obrigações legais decorrentes da sustação, revogação ou cancelamento de cheques. O banco deverá informar os motivos de devolução dos cheques apresentados dentro do prazo de prescrição, mesmo quando ocorrer após o encerramento da conta.
Fonte: Reclame Aqui e Portal do Consumidor
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