Na Black Friday Brasil 2015, celulares, smartphones,
televisões, notebooks e tênis ficaram entre os produtos mais reclamados pelos
consumidores. Aqueles que fizeram compras no evento de descontos deste ano
devem saber que os direitos de troca de produtos com defeito, arrependimento e
atraso na entrega durante a BF são os mesmos de quando adquiridos em datas
comuns do comércio.
Portanto, se você comprou e teve problemas, fique calmo! O
Código de Defesa do Consumidor assegura direitos em todas as áreas, confira:
Troca obrigatória em
caso de defeito
A troca só é obrigatória em caso de defeito. O Código de
Defesa do Consumidor assegura um prazo de até 90 dias para produtos duráveis
(eletroeletrônicos, roupas, por exemplo) e 30 dias para produtos não duráveis,
como alimentos.
Prazo para o
fornecedor solucionar o problema
A partir da data de reclamação, o prazo para o fornecedor
solucionar o problema do produto é de até 30 dias, por isso é essencial que o
consumidor tenha um documento contendo o dia em que a reclamação foi feita.
Lei do arrependimento
Ao fazer uma compra pela internet ou fora do estabelecimento
comercial, o consumidor tem até sete dias, a contar do recebimento da
mercadoria, para se arrepender. Portanto, é direito dele, neste prazo, fazer a
devolução da mercadoria para a loja.
Não serviu, quero
trocar
A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é
obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a efetuar a toca no
momento da venda. Por isso, é importante que o consumidor saiba qual é a
política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido.
Guarde todos os comprovantes. Para facilitar o processo de
reclamação no pós-compra, é importante também que o consumidor guarde todos os
comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.
Lojas físicas
Para as compras feitas nas lojas físicas que participaram da
promoção, a troca da mercadoria com problemas deve ser feita em até 30 dias.
Atraso na entrega
Algumas dicas sobre o acompanhamento da entrega de compras
feitas em lojas virtuais ou mesmo nas físicas são importantes para evitar dor
de cabeça. Verificar o prazo de entrega e guardar os comprovantes online da
compra são as principais medidas que o consumidor pode tomar na hora de
concluir uma transação.
Outra dica é ficar atento ao prazo de entrega prometido no
site e emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar
falhas da empresa. Além disso, é sempre bom checar se a loja possui muitas
reclamações no Reclame AQUI.
Ao reconhecer o atraso, o consumidor deve entrar em contato
o mais breve possível como o fornecedor, questionando o paradeiro do produto, e
verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.
Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja,
o comprador deve exigir seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro
pago ou a substituição do produto. Em todas essas opções, deve ser fixado um
prazo para que o fornecedor resolva a questão.
Fonte: Reclame Aqui e Portal do Consumidor
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