Telefonia celular, telefonia fixa e cartão de crédito foram os assuntos que mais levaram consumidores a reclamar no ano passado. Balanço também indica aumento de mais 50% nas queixas sobre energia elétrica.
Os serviços de telecomunicações e financeiros foram os que mais levaram consumidores aos Procons de todo o país no ano passado. Segundo mostra o Boletim do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) 2015, que reúne dados de 683 Procons espalhados por 531 cidades brasileiras. Para ver o Boletim Sindec acesse aqui.
No PROCON BARRETOS que é integrado ao SINDEC não foi diferente, houve um aumento de 5,88% nas reclamações do ano de 2014 para 2015.
Foi constatado um aumento considerável no setor de serviços, Serviços Essenciais aumento 34,94% que engloba principalmente telefonia fixa, móvel e energia elétrica e nos Serviços Privados aumento de 9,18%.
Apesar dos consumidores estarem com um nível alto de endividamento, houve uma pequena queda nos registros de reclamações na área financeira de 2,69% em comparação ao ano de 2014, essa queda é reflexo dos anos anteriores, pois os consumidores estão mais cautelosos na busca de novos créditos.
Gráfico Comparação Empresas Mais Reclamadas 2014/2015
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