Mesmo com as contas planejadas, alguns brasileiros ainda não
conseguem controlar as compras por impulso e dois canais têm influência direta nisso.
Veja
O período de recessão econômica deixou os brasileiros
bastante cautelosos quanto às finanças pessoais. Uma pesquisa do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) aponta que, atualmente, a maioria (83%) dos consumidores
planeja suas compras online antes de colocar em prática. Mesmo assim, algumas
distrações digitais conseguem gerar compras por impulso.
Os principais motivos apontados pelos entrevistados são
e-mails de loja (e-mail marketing), com 44%, e publicações no Facebook – 31%
mencionam produtos nos perfis das marcas e 30% produtos compartilhados pelos
amigos. Cerca de 16% dos consumidores não planeja compras online.
De olho nos descontos
Quando os usuários se deparam com anúncios em sites ou redes
sociais, a principal razão para realizar a compra é o produto estar em promoção
(56%) e não querer perder as oportunidades de preços baixos (43%). Os produtos
mais comprados por impulso são os vestuários, calçados e acessórios (30%),
livros (24%), cosméticos (15%) e comida delivery (14%).
Abandono do carrinho
A pesquisa mostra que sete em cada dez consumidores (69%) já
desistiram de uma compra no momento do pagamento, especialmente depois de verificarem
o valor do frete (33%), um prazo de entrega demorado (21%) ou não ter certeza
da compra (15%).
Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do Meu Bolso
Feliz, José Vignoli, “o consumidor sabe que comprar pela internet envolve muito
mais do que simplesmente escolher o menor preço. Embora o custo seja uma
preocupação sempre presente, as pessoas também procuram informar-se sobre o
prazo para receber o produto, sua qualidade e como é o relato de outros
compradores sobre determinado item”, aponta.
Os preferidos
Quase todos os entrevistados pelo levantamento (99%) afirmam
realizar algum tipo de pesquisa de preço antes de comprar em um site ou
aplicativo e 68% se informam sobre as reclamações de outros consumidores em
sites especializados quando compram um produto em uma loja desconhecida.
Os produtos mais pesquisados antes da compra virtual são os
de informática e tecnologia (25%) e serviços de telefonia, celular e internet
(23%). Os tipos de informação mais pesquisados são preços (60%), comentários de
outros clientes (60%) e qualidade dos produtos (52%).
Nove em cada dez entrevistados (88%) costumam comprar com
desconto, especialmente por meio de promoções (59%) e por meio de cupons de
desconto (44%).
Fonte: consumidormoderno.com.br
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