No momento da compra é importante escolher um local confiável e que ofereça garantia de no mínimo 90 dias contra problemas no carro usado.
São vários os locais onde podem ser encontrados carros usados, mas é preciso pesquisar bastante até encontrar o carro ideal para seu perfil com boas condições e com o preço acessível. Lembre-se também de averiguar a credibilidade da concessionária, revendedora ou em caso de compra direta com o proprietário, deixe tudo acertado no contrato para se precaver de futuros contratempos.
Veja abaixo diferentes locais de compra de veículos, suas características positivas e negativas e algumas dicas dos especialistas da PROTESTE para contribuir com sua escolha:
Se você comprou seu carro usado em concessionárias ou revendedoras, você também tem direito à garantia para fazer reclamações em até 90 dias. Muitas lojas só oferecem garantia contra problemas no motor e câmbio, mas o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o estabelecimento seja responsável por problemas no veículo nesse prazo, exceto se forem descritos na nota fiscal.
A concessionária ou revendedora, deverá resolver o problema em 30 dias. Caso contrário, você poderá exigir a troca do veículo por outro equivalente, o cancelamento da compra ou o abatimento do preço proporcional.
Na hora da comprar, é importante observar se o estabelecimento oferece uma garantia adicional aos 90 dias. Se optar por ela, exija por escrito o período dessa garantia.
Compras realizadas diretamente com o proprietário não estão amparadas pelo CDC. Nesses casos, você estará protegido somente pelo Código Civil. Ou seja, se enfrentar algum problema com o veículo, terá que recorrer à Justiça.
Uma dica para ter mais garantia, se for preciso entrar com uma ação: no momento da compra, liste todas as condições adversas encontradas no veículo e peça para o ex-proprietário assinar, reconhecendo os problemas.
Fonte: Revista PROTESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário