segunda-feira, 24 de setembro de 2012

VALORIZE SEU VEÍCULO USADO NA HORA DA VENDA

Todo mundo quer um carro mais novo e finalmente chegou a hora de trocar a ‘caranga’. Mas o valor pago pelo mercado está muito aquém daquele que você pagou ao comprá-lo, mas alguns macetes podem valorizar seu veículo perante o novo comprador. Vale a pena investir no seu automóvel para tornar a venda mais bem sucedida, ou seja, mais rentável para quem vende.

Para o consultor da rede Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa, em reportagem do G1, o que mais valoriza um veículo é o histórico. Ele afirma que é importante reunir as notas fiscais que comprovem todas as reparações e alterações que foram feitas no carro. “Elas são importantes para comprovar o que foi feito no veículo, seja um reparo de embreagem, pintura, troca de pneus, conserto do motor e por aí vai. Isso valoriza o veículo e aumenta a confiança do comprador em você”, explica Costa.

Segundo ele, levar o carro em oficinas com boa reputação, ajuda a provar a qualidade do serviço prestado. O manual do carro preservado com as revisões registradas é outro documento que comprova a manutenção adequada do veículo.

O serviço de vistoria cautelar é responsável por levantar um histórico do veículo, onde são analisados os itens de identificação como chassi, motor, etiquetas, plaquetas e datas comparativas. A procedência do veículo também é verificada através de uma pesquisa completa sobre débitos, restrições, queixas de roubo ou furto, leilão e sinistro. Todas estas informações são entregues para o proprietário do veículo através de um laudo técnico, o check-up do automóvel. Ou seja, mais credibilidade para quem vende e mais segurança para quem compra. 

Se seu orçamento estiver baixo, priorize os consertos estéticos

Segundo o Guia de Comprar da revista Quatro Rodas, se seu orçamento estiver baixo, priorize os consertos estéticos. “Grande parte dos consumidores não sabe encontrar retoques, mas todos eles vêem os riscos na pintura. Em muitos casos um carro riscado, mesmo com a pintura original, demora mais tempo a ser vendido que outro que teve alguma peça retocada e está em ordem”, diz o vendedor de usados Carlos Eduardo de Oliveira, que atua no mercado há 15 anos.

Não adianta tentar disfarçar ruídos e defeitos, até para evitar que você receba reclamações futuras. Correias desgastadas, principalmente a dentada, são um bom exemplo. São relativamente baratas de trocar, ainda mais levando em conta o estrago que causam em caso de rompimento. Da mesma forma, componentes que podem ser verificados facilmente, como filtros, coxins e buchas de suspensão, valem a troca caso estejam com problemas, pois podem passar a impressão de desleixo e atrapalhar a venda.

O que em geral não vale a pena é a compra de pneus novos se os do seu carro estiverem próximos do fim da vida, especialmente em importados e utilitários. Nem sempre o interessado percebe esse desgaste – e, quando percebe, nem sempre atenta para o fato de que eles são tão caros assim.

Faça você mesmo:
  • Bancos
Antes da lavagem, a forração deve ser escovada para remover a sujeira que se infiltra na trama do tecido e não sai só com o aspirador. O próximo passo é aplicação de limpa-carpete ou espuma limpadora para bancos de carros. Teste antes o produto numa parte escondida do tecido e espere secar, para verificar se deixará manchas. Não se esqueça de limpar os tecidos das portas.
  • Couro
O ideal é usar uma solução feita de água e sabão neutro, aplicada com pano umedecido – não encharcado. Para deixar o couro mais macio, um creme hidratante (para a pele, vendido em farmácias) ou óleo hidratante, também para a pele, ajuda a devolver a boa aparência.
  • Plásticos
Podem ser melhorados com produtos como o limpa-vidros (do tipo transparente), aplicado com um pano limpo. Ele tira melhor a sujeira e não deixa a superfície engordurada. Depois passe outro pano limpo, ligeiramente umedecido, para retirar a sujeira que restou. O mesmo produto pode ser usado para remover a poeira escondida nos botões dos comandos de portas e painel. Mas sempre faça um teste antes, pois em alguns poucos casos isso pode apagar a tinta das inscrições e desenhos que explicam a função do botão.
  • Carroceria
A aplicação de ceras pastosas deve ser feita com esponja ligeiramente umedecida, e nunca seca, pois causa o aparecimento de manchas na pintura. Pela mesma razão, o enceramento deve ser realizado na sombra, com a pintura fria. Evite o contato da cera com plásticos e borrachas. Uma técnica simples e eficaz para proteger essas áreas é revesti-las com uma camada de fita crepe. Assim a cera ficará só na lataria. Só produtos à base de água (nunca solvente) podem ser passados em plásticos, para evitar danos à superfície.
  • Motor
Se o compartimento estiver muito sujo, uma lavagem com água quente melhora o aspecto. O uso de óleo fino, em spray, nas coberturas plásticas do motor dá o toque final ao serviço. Mas proteja os componentes eletrônicos, encapando-os com plástico e fita adesiva.
  • Lanternas e faróis
Se a parte interna tiver marcas de água ou poeira, uma solução fácil é desmontar as lentes e limpá-las por dentro com água e sabão neutro. Isso muda completamente o visual, especialmente no caso dos faróis, que em carros mais antigos podem até dar a impressão de que são novos.

Fonte: consumidormoderno.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário