O primeiro semestre de 2012 apresentou 830 queixas contra empresas de móveis (a maioria móveis planejados) no Estado de São Paulo, um aumento de 36% em relação ao primeiro semestre de 2011, afirma o Procon-SP.
Os problemas que afetam o serviço são diversos; vão desde o atraso na entrega e má qualidade na montagem até o serviço não concluído e orçamento não cumprido. Um contraponto ao atendimento prestado na hora de fechar o negócio, onde o projeto costuma impressionar os clientes que procuram este tipo de serviço.
Fechado o negócio, um dos primeiros problemas a encabeçar a lista de reclamações estão os prazos de entrega. Em média as franquias costumam contar 45 dias para disponibilizar o produto para montagem, a partir da assinatura do contrato, mas nem sempre isso é respeitado.
A diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral, explica que qualquer problema envolvendo a franquia, o fabricante também é responsabilizado, “é uma cadeia de fornecedores e o cliente tem garantias”, disse a diretora ao portal G1.
Como evitar dores de cabeça?
O cliente deve tomar algumas precauções antes de contratar uma franquia de móveis planejados. O ideal é pesquisar bem o trabalho da empresa, a posição dela no mercado em relação a reclamações e, se possível, ver trabalhos anteriores e referência de pessoas que utilizaram o serviço, “analisar criteriosamente o trabalho e contratar um profissional qualificado para fazer isso evita surpresas”, complementa a arquiteta.
Fonte: Uol.com.br
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