Uma decisão publicada nesta quinta-feira (29) pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai mudar a forma de cobrança daquelas
ligações de celular interrompidas de repente, por falhas de conexão. A medida
vai começar a beneficiar os consumidores daqui a 90 dias.
Nos planos com cobrança por minuto, assim que a ligação é
completada, o cliente já paga por 30 segundos, mesmo que fale menos tempo. Por
exemplo, você liga, fala dez segundos e a ligação cai. A cobrança é por 30
segundos. Você liga para o mesmo número, mais uma vez, e fala por 15 segundos.
É cobrada outra ligação de 30 segundos. Conclusão, o cliente falou por 25
segundos e pagou por um minuto.
A resolução da Anatel vai mudar a forma de cobrança nesses
casos. Se a ligação de celular for interrompida e o cliente ligar de novo para
o mesmo número, em no máximo dois minutos, a nova chamada deverá ser
considerada uma continuação da anterior.
A partir de março, se as religações estiverem sendo taxadas como
novas chamadas, o consumidor poderá solicitar a devolução em dobro da cobrança
indevida. Para isso, ele precisa entrar em contato com a operadora, pedir o
detalhamento da conta e, em caso de erro, solicitar a correção. As operadoras
que não cumprirem poderão ser punidas.
O sindicato das operadoras de telefonia
declarou que o novo regulamento vai exigir mudanças nas redes e nos sistemas de
faturamento das empresas e que está sendo analisado tecnicamente.
Fonte: g1.globo.com
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