sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Empresas só poderão cobrar por uma chamada em ligações interrompidas

Uma decisão publicada nesta quinta-feira (29) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai mudar a forma de cobrança daquelas ligações de celular interrompidas de repente, por falhas de conexão. A medida vai começar a beneficiar os consumidores daqui a 90 dias.

Nos planos com cobrança por minuto, assim que a ligação é completada, o cliente já paga por 30 segundos, mesmo que fale menos tempo. Por exemplo, você liga, fala dez segundos e a ligação cai. A cobrança é por 30 segundos. Você liga para o mesmo número, mais uma vez, e fala por 15 segundos. É cobrada outra ligação de 30 segundos. Conclusão, o cliente falou por 25 segundos e pagou por um minuto.

A resolução da Anatel vai mudar a forma de cobrança nesses casos. Se a ligação de celular for interrompida e o cliente ligar de novo para o mesmo número, em no máximo dois minutos, a nova chamada deverá ser considerada uma continuação da anterior.

A partir de março, se as religações estiverem sendo taxadas como novas chamadas, o consumidor poderá solicitar a devolução em dobro da cobrança indevida. Para isso, ele precisa entrar em contato com a operadora, pedir o detalhamento da conta e, em caso de erro, solicitar a correção. As operadoras que não cumprirem poderão ser punidas.

O sindicato das operadoras de telefonia declarou que o novo regulamento vai exigir mudanças nas redes e nos sistemas de faturamento das empresas e que está sendo analisado tecnicamente.

Fonte: g1.globo.com

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