
Se
você pretende fazer suas compras de Natal online, além de consultar essa lista
vale tomar alguns cuidados.
- Tenha um bom antivírus, pois esse
é uma dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que
incluam antisspam, antisspywarer, firewall.
Esses componentes devem ser atualizados todos os dias. Mudar as senhas de
perfis de Webmail, redes sociais e outros serviços da Web também é uma boa
medida preventiva.
- Não se deixar levar por ofertas incríveis,
desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. Dê preferência à sites que
tenham também uma loja física e não só virtual para, em caso de reclamação,
você ter maior facilidade de acesso físico.
- Opte, sempre que possível, pelo
pagamento com cartão de crédito, porque de modo geral as administradoras
costumam verificar as lojas que estão se associando. No entanto, antes de
digitar o número de sue cartão e concluir a compra verifique se o site tem
certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança.
- Pesquise em páginas de entidades de
defesa do consumidor o número de reclamações sobre a empresa que vai comprar.
Além da lista citada acima é importante consultar o Sistema Nacional de Informações de
Defesa do Consumidor/ Sindec, do Departamento de Proteção e
Defesa do Consumidor /MJ e o site Reclame Aqui têm listas dos produtos e serviços mais
reclamados pelos consumidores.
-
Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao consumidor – o
ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de fato – leia as
condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida mande um e-mail para a
empresa solicitando esclarecimento, o que é uma ótima maneira de saber como é a
qualidade e o tempo de resposta do site.
Fique bem atento aos prazos de entrega, pois
essa época do ano com o aumento da demanda os atrasos são mais frequentes. Ao
concluir a comprar imprima ou salve os comprovantes.
Fonte:
http://portaldoconsumidor.wordpress.com
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