quinta-feira, 14 de março de 2013

Simulador calcula desconto na conta de luz

Com a redução no preço da energia imposta pelo governo federal os consumidores deveriam economizar pelo menos 18% nas contas de luz, mas será que essa redução esta chegando ao consumidor? 

A Fiesp desenvolveu um simulador para verificar a nova conta de luz e quanto o consumidor deveria estar pagando com a redução dos preços. É só preencher com informações de contas que o consumidor já tem em casa; o nome da concessionária; o nível de tensão - nas residências, é "baixa tensão"; o tipo de tarifa - residencial ou residencial de baixa renda; e o consumo - vamos usar como exemplo uma família que consome 159 quilowats-hora por mês, que é a média das famílias brasileiras, segundo a empresa de pesquisa energética.

O simulador mostra que a conta, na cidade de São Paulo, que hoje é de R$ 54,85, vai para R$ 44,84, se a família tiver o mesmo consumo, 18,24% a menos. Mas o cálculo não inclui a taxa de iluminação pública, que varia de cidade para cidade, e multas que o consumidor tenha.

Por enquanto, o simulador está valendo para distribuidoras de cinco estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

“Esse simulador é uma ferramenta para que as pessoas possam conferir os seus direitos”, avalia Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

É a esperança de pagar menos, principalmente para quem já tentou de tudo e acha que ainda gasta muito.

Clique aqui para acessar o simulador.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário