quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Black Friday - 28 de Novembro

A edição brasileira da Black Friday deste ano chega mais uma vez em meio ao pagamento do 13º salário, proximidade do Natal e promessa de grandes promoções feitas por diversas lojas. Para evitar que o consumidor faça um mau negócio, o Procon-SP, elaborou algumas ações e dicas para o evento.

Dicas
- Verifique os preços cobrados antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday;
- analise a descrição do produto e comparar com outras marcas;
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

Seus direitos
O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:
- Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada;
-o fornecedor deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas;
- nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

Mais dicas
Outras orientações para compras pela internet podem ser vistas no Guia de Comércio Eletrônico. Também é importante consultar a lista de sites não recomendados para não cair em armadilhas.


Fonte: Fundação Procon-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário