segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Saiba como evitar a clonagem de cartões

Descubra como evitar que os seus dados sejam usados por golpistas para criarem um cartão de crédito em seu nome. E, ainda, saiba o que fazer para resolver o problema com rapidez caso a clonagem ocorra com seu cartão.

A PROTESTE tem registrado queixas de associados, cujos cartões de diferentes bancos foram clonados. Por isso, estamos enviando ofício para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), questionando quais medidas são tomadas para maior segurança nessas transações.

É preciso urgência na comunicação com o banco e na elaboração de boletim de ocorrência para recuperar o dinheiro. A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da instituição financeira, o banco. Trata-se de defeito na prestação do serviço, tendo em vista que a segurança financeira é ameaçada. Além disso, a clonagem acarreta prejuízos com despesas indevidas e cancelamento do cartão.

Numa situação dessa, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor, estornar a cobrança, juros e multas e fornecer outro cartão. A responsabilidade pela segurança das transações com cartões é do banco, assim, se o consumidor agiu corretamente e não deu causa ao problema, a instituição financeira não pode transferir ao consumidor um ônus que é seu.

Mesmo quem tem cartão com chip, que é mais difícil de ser fraudado, tem relatado o problema. É importante lembrar que para os cartões com chip, apesar do banco alegar que a clonagem é impossível já existe diversos casos. E a responsabilidade também é da instituição financeira.

Quando a solução apresentada pelo banco não é satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e pleitear a indenização pelos danos materiais e morais sofridos.

Confira como evitar que seus dados sejam usados por golpistas:

- Memorize a senha e não deixe registrada por escrito em nenhum local.
- Não aceite ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos.
- Comunique o banco imediatamente caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.
- Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor seus dados em sites.
- Muita atenção às ligações telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
- Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios.
- Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
- Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados.
- Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
- Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.

Se ainda assim o seu cartão for clonado, comunique o fato à operadora do cartão o mais rápido possível e peça o bloqueio. Faça também um boletim de ocorrência. E saiba que a responsabilidade pelos gastos feitos com o cartão indevidamente é da operadora do cartão. Afinal, a clonagem é um erro de segurança no serviço prestado.

A orientação da PROTESTE é que o consumidor lesado procure inicialmente a agência bancária, bem como uma delegacia policial para noticiar o crime.

Caso o problema não seja resolvido, é importante de imediato formalizar reclamação num órgão de defesa do consumidor.


Fonte: proteste.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário