quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Dicas para usar bem o seu 13º salário

O final de ano está chegando, e junto com ele chega também aquele tão esperado dinheiro extra: o 13º salário!

Usar este recurso para pagar dívidas é sempre uma excelente opção, principalmente  as dívidas que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial.  Mas nem sempre é assim que acontece e a inversão dessas prioridades pode trazer uma dorzinha de cabeça para qualquer pessoa.

Usando essa grana de forma consciente, dá para sair do vermelho e ainda aproveitar as festas de fim de ano. 

O Procon Barretos dá algumas dicas para você usar seu 13º e equilibrar suas contas.

Usar o 13º de forma consciente:

1. Se você está endividado, use esse dinheiro para quitar as dívidas – ou pelo menos as mais caras, que são aquelas que cobram juros maiores (como cartão de crédito e cheque especial).

2. Faça a soma dos gastos que terá no começo do ano com IPTU, IPVA e material escolar das crianças. Tente separar um dinheiro para pagar essas contas que ainda vão chegar.

3. Fuja das compras por impulso. Receber um salário a mais pode ser uma tentação para fazer aquela compra que não estava nos planos e que, por isso, poderia esperar.

4. Pesquise antes de comprar os presentes de Natal e compare preços em várias lojas. Sabendo pechinchar, você faz uma compra inteligente.

5. Compre algo que você queria ou estava precisando. Afinal, o salário extra também está aí para realizar aquele desejo que não conseguimos comprar durante o ano.

6. Se as contas estão em dia, aproveite para fazer uma reserva. Poupar uma parte do salário pode ser um bom impulso para começar a guardar dinheiro no ano novo.

Fonte: konkero.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário