segunda-feira, 5 de junho de 2017

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, nossa forma de consumo é responsável pelas mudanças graves no meio ambiente, portanto temos que repensar em nossas atitudes de consumo.

Parece complicado? Mas não é. Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que está comprando, se talvez, não haja um produto durável que você possa usar no lugar dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela empresa da qual você está comprando merece o seu apoio. Essa maneira de pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado onde o que importa é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como.

Mas não é só na hora de comprar que o consumidor deve mostrar que e consciente. Procure comprar somente aquilo de que realmente necessita, assim você ajuda a diminuir a demanda por recursos naturais. Ao consumir faça com que os produtos durem mais e, ao descartar, procure separar os materiais recicláveis e destiná-los da forma correta.

Dicas para um  Consumo Consciente

- Na hora de comprar, questione e avalie bem a sua decisão, adquira apenas o necessário. Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens. Não compre aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar;

- Evite deixar equipamentos ligados quando não for necessário e na compra de eletrodomésticos busque informações sobre a política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos de baixo consumo de energia;

- Ao comprar móveis, fique atento se a madeira é certificada, assim você evita o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica.

- Mesmo que seu bairro não possua coleta seletiva, separe o lixo e encaminhe o lixo reutilizável para os pontos de coleta. Reciclar é uma maneira de contribuir para a redução da degradação ambiental.

- Reduza o tempo de banho, ligue a máquina de lavar roupa  apenas com a carga cheia e não deixe torneiras pingando. Uma torneira pingando gasta em um dia 20 litros de água.

- Em supermercados e feiras, recorra as sacolas de pano ou caixas ao invés das sacolinhas plásticas.


Fonte: infoescola.com/terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário