O PROCON Barretos orienta o
consumidor sobre o canal de atendimento implantado pelas operadoras de
telecomunicações, atendendo as determinações da Resolução 717/19 da Anatel.
Os consumidores de
telecomunicações que não conseguem soluções para pedidos feitos no call center,
nas lojas ou nos canais digitais das prestadoras agora têm direito a um canal
de atendimento mais especializado e efetivo no qual poderão reapresentar suas demandas:
as ouvidorias das próprias empresas, que passaram a funcionar a partir do dia
24 de agosto.
Trata-se de um novo canal criado
em cada uma das maiores prestadoras de telecomunicações do Brasil – Claro, Oi,
Sky, TIM e Vivo – com o objetivo de solucionar problemas que não foram
resolvidos corretamente em contato anterior com a prestadora. O canal terá um
ouvidor designado especificamente para a função e ligado diretamente à
presidência da operadora. Entre suas obrigações, estão a de avaliar a qualidade
do atendimento e de enviar relatórios sobre suas atividades à Anatel.
As prestadoras terão de criar um
canal telefônico específico para suas ouvidorias, que funcionará nos dias
úteis, das 8h às 18h. Além disso, elas poderão criar, de modo adicional, canais
digitais para o mesmo fim.
Durante esse período de
transição, que se estenderá até o final de janeiro, a Anatel monitorará de
perto os resultados das ouvidorias, bem como se elas são conhecidas pelos
consumidores.
Nesse período, a Anatel
continuará a receber e a registrar, pelo telefone 1331 e pelo sistema Anatel
Consumidor (no site da agência e em aplicativo para celular), as reclamações de
consumidores que não tiverem suas demandas tratadas corretamente pelas
prestadoras. A diferença é que os consumidores da Claro, da Oi, da Tim, da Sky
e da Vivo serão orientados a procurar primeiro as Ouvidorias das prestadoras.
Após o período de transição, e
quando as ouvidorias das cinco grandes empresas estiverem amplamente
divulgadas, a Anatel passará a receber apenas as reclamações de consumidores
que possuam protocolo dessas ouvidorias. Para consumidores das demais empresas,
nada muda.
Abaixo seguem os dados de Contato
das Ouvidorias:
TIM:
Ouvidora: Ana Cristina Menezes Oliveira
Telefone da Ouvidoria: 0800 882 0041
OI
Ouvidor: Adriano Paiva
Telefone da Ouvidoria Oi: 0800 031 7923
Sky
Ouvidora: Evani Montechesi de Sousa
Telefone da Ouvidoria: 0800 728 7160
Vivo
Ouvidor: Marcelo Ribas
Telefone da Ouvidoria: 0800 775 1212
Claro
Ouvidora: Vera Rennó
Telefone da Ouvidoria - Serviços Residenciais: 0800 701 0180
Telefone da Ouvidoria - Serviços Móveis: 0800 0200 200
Fonte: anatel.gov.br
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