quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Consumidor de telecom agora conta com ouvidorias nas prestadoras

 

O PROCON Barretos orienta o consumidor sobre o canal de atendimento implantado pelas operadoras de telecomunicações, atendendo as determinações da Resolução 717/19 da Anatel.

Os consumidores de telecomunicações que não conseguem soluções para pedidos feitos no call center, nas lojas ou nos canais digitais das prestadoras agora têm direito a um canal de atendimento mais especializado e efetivo no qual poderão reapresentar suas demandas: as ouvidorias das próprias empresas, que passaram a funcionar a partir do dia 24 de agosto.

Trata-se de um novo canal criado em cada uma das maiores prestadoras de telecomunicações do Brasil – Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo – com o objetivo de solucionar problemas que não foram resolvidos corretamente em contato anterior com a prestadora. O canal terá um ouvidor designado especificamente para a função e ligado diretamente à presidência da operadora. Entre suas obrigações, estão a de avaliar a qualidade do atendimento e de enviar relatórios sobre suas atividades à Anatel.

As prestadoras terão de criar um canal telefônico específico para suas ouvidorias, que funcionará nos dias úteis, das 8h às 18h. Além disso, elas poderão criar, de modo adicional, canais digitais para o mesmo fim.

Durante esse período de transição, que se estenderá até o final de janeiro, a Anatel monitorará de perto os resultados das ouvidorias, bem como se elas são conhecidas pelos consumidores.

Nesse período, a Anatel continuará a receber e a registrar, pelo telefone 1331 e pelo sistema Anatel Consumidor (no site da agência e em aplicativo para celular), as reclamações de consumidores que não tiverem suas demandas tratadas corretamente pelas prestadoras. A diferença é que os consumidores da Claro, da Oi, da Tim, da Sky e da Vivo serão orientados a procurar primeiro as Ouvidorias das prestadoras.

Após o período de transição, e quando as ouvidorias das cinco grandes empresas estiverem amplamente divulgadas, a Anatel passará a receber apenas as reclamações de consumidores que possuam protocolo dessas ouvidorias. Para consumidores das demais empresas, nada muda.

Abaixo seguem os dados de Contato das Ouvidorias:

TIM:

Ouvidora: Ana Cristina Menezes Oliveira

Telefone da Ouvidoria: 0800 882 0041

 

OI

Ouvidor: Adriano Paiva

Telefone da Ouvidoria Oi: 0800 031 7923

 

 Sky

Ouvidora: Evani Montechesi de Sousa

Telefone da Ouvidoria: 0800 728 7160

 

 Vivo

Ouvidor: Marcelo Ribas

Telefone da Ouvidoria: 0800 775 1212

 

 Claro

Ouvidora: Vera Rennó

Telefone da Ouvidoria - Serviços Residenciais: 0800 701 0180

Telefone da Ouvidoria - Serviços Móveis: 0800 0200 200

Fonte: anatel.gov.br

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