A edição brasileira da Black
Friday deste ano chega mais uma vez em meio ao pagamento do 13º salário,
proximidade do Natal e promessa de grandes promoções feitas por diversas lojas.
Para evitar que o consumidor faça um mau negócio, o Procon-SP, elaborou algumas
ações e dicas para o evento.
Dicas
- Verifique os preços cobrados
antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas
das empresas que participarão da Black Friday;
- analise a descrição do produto
e comparar com outras marcas;
- Imprima ou salve todos os
documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de
pagamento, contrato, anúncios, etc.).
É importante ler a política de
privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao
armazenamento e manipulação de seus dados.
Seus direitos
O fato de a compra ser feita em
uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:
- Se a empresa prometeu desconto
em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada;
-o fornecedor deve manter canais
de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas;
- nas compras feitas fora do
estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing,
catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir
da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.
Mais dicas
Outras orientações para compras
pela internet podem ser vistas no Guia de Comércio Eletrônico. Também é
importante consultar a lista de sites não recomendados para não cair em
armadilhas.
Fonte: Fundação Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário