Descubra como evitar que os seus
dados sejam usados por golpistas para criarem um cartão de crédito em seu nome.
E, ainda, saiba o que fazer para resolver o problema com rapidez caso a
clonagem ocorra com seu cartão.
A PROTESTE tem registrado queixas
de associados, cujos cartões de diferentes bancos foram clonados. Por isso,
estamos enviando ofício para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de
Crédito e Serviços (ABECS) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN),
questionando quais medidas são tomadas para maior segurança nessas transações.
É preciso urgência na comunicação
com o banco e na elaboração de boletim de ocorrência para recuperar o dinheiro.
A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da
instituição financeira, o banco. Trata-se de defeito na prestação do serviço,
tendo em vista que a segurança financeira é ameaçada. Além disso, a clonagem
acarreta prejuízos com despesas indevidas e cancelamento do cartão.
Numa situação dessa, cabe ao
banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor, estornar a cobrança,
juros e multas e fornecer outro cartão. A responsabilidade pela segurança das
transações com cartões é do banco, assim, se o consumidor agiu corretamente e
não deu causa ao problema, a instituição financeira não pode transferir ao
consumidor um ônus que é seu.
Mesmo quem tem cartão com chip,
que é mais difícil de ser fraudado, tem relatado o problema. É importante
lembrar que para os cartões com chip, apesar do banco alegar que a clonagem é
impossível já existe diversos casos. E a responsabilidade também é da
instituição financeira.
Quando a solução apresentada pelo
banco não é satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível
mais próximo de sua residência e pleitear a indenização pelos danos materiais e
morais sofridos.
Confira como evitar que seus
dados sejam usados por golpistas:
- Memorize a senha e não deixe
registrada por escrito em nenhum local.
- Não aceite ajuda de estranhos
ao usar caixas eletrônicos.
- Comunique o banco imediatamente
caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.
- Instale um bom antivírus em seu
computador e evite expor seus dados em sites.
- Muita atenção às ligações
telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com
pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas
quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
- Fique atento ao preencher seus dados
em cupons para sorteios.
- Depois que o prêmio é sorteado,
ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
- Cartões fora da validade ou que
não são utilizados mais devem ser inutilizados.
- Ao jogar fora faturas do cartão
e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
- Guarde seus cartões em locais
onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por
pessoas próximas a você.
Se ainda assim o seu cartão for
clonado, comunique o fato à operadora do cartão o mais rápido possível e peça o
bloqueio. Faça também um boletim de ocorrência. E saiba que a responsabilidade
pelos gastos feitos com o cartão indevidamente é da operadora do cartão.
Afinal, a clonagem é um erro de segurança no serviço prestado.
A orientação da PROTESTE é que o
consumidor lesado procure inicialmente a agência bancária, bem como uma
delegacia policial para noticiar o crime.
Caso o problema não seja
resolvido, é importante de imediato formalizar reclamação num órgão de defesa
do consumidor.
Fonte: proteste.org.br
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