A dica básica é ficar atento a
certos detalhes, como o tempo de duração da chamada, o horário da ligação, se é
DDD (Discagem Direta à Distância) ou DDI (Discagem Direta Internacional) e se o
número é de telefone fixo ou móvel. Usar o telefone apenas quando for realmente
necessário também é um passo importante para diminuir o gasto.
Horários alternativos
Efetuar as ligações fora dos
chamados horários de pico é uma solução para quem adora passar horas no
telefone. Chamadas feitas de segunda a sexta-feira, das 0h às 6h, de sábado e
domingo, após as 14h, e feriados, o dia todo, são mais baratas porque nesses
horários as tarifas são reduzidas.
Consulta de Tarifas
Usuário poderá consultar o
ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade,
conexão, quedas e desconexão aferidos.
Quem tem parentes ou amigos em
outras cidades ou países deve pesquisar o preço das tarifas, sobre os planos e
opções disponíveis no plano. Pesquise também outras operadoras, pois as tarifas
variam muito. No site da Anatel dá para simular o custo das chamadas nacionais
e internacionais, já com impostos.
Mensagens instantâneas
Para quem tem acesso à banda
larga, alguns programas de conversa por mensagens instantâneas podem ser uma
boa opção para economizar na conta. Conversas de áudio ou áudio e vídeo são
alternativas para quem é familiarizado com ferramentas online e precisa falar
por horas ao telefone.
Bloqueios de chamadas
Orientar os membros da família
sobre como o telefone deve ser usado é outro passo importante. Caso seja
necessário, o consumidor pode solicitar o bloqueio da linha para que não seja
possível efetuar ligações de longa distância ou para celulares.
Fonte: portaldoconsumidor.gov.br
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