Com a chegada da semana santa, a demanda por pescado aumenta. No entanto, alguns cuidados na hora de adquirir esses produtos devem ser observados. Os consumidores devem avaliar cuidadosamente a qualidade do pescado, bem como pesquisar os preços pra levar um produto de qualidade para casa, sem sentir muito peso no bolso.
Pensando nisso o PROCON BARRETOS realizou pesquisa em seis estabelecimentos comerciais, verificando o preço de alguns pescados, peixe salgado e bacalhau.
Existem cinco tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro: Gadus morhua (Cod), também conhecido no Brasil como “Porto“, Gadus macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. As duas primeiras espécies são conhecidas como bacalhau, sendo as demais consideradas pescados salgados.
Ao adquirir produtos congelados, deve ser verificado se há sinal de umidade no chão próximo do freezer. Caso isso seja percebido, pode ser sinal de que o freezer foi desligado ou teve sua temperatura reduzida durante a madrugada, podendo comprometer a sua qualidade.
Verificar também o selo do Serviço de Inspeção e ficar atento a data da validade.
Em relação ao ano anterior o bacalhau Porto foi o que apresentou maior variação 15,28% no menor preço, de R$ 39,90 para R$ 46,00.
As variações nos preços podem ser justificadas pelo fato de alguns dos estabelecimentos visitados estarem comercializando o produto com preço promocional e também alguns itens apresentam variação de peso na embalagem.
Portanto fica a dica para os consumidores, pesquisar antes de ir às compras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário