quarta-feira, 2 de março de 2016

PESQUISA DE CAMPO – SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR

Com o elevado número de reclamações dos consumidores nos órgãos de defesa do consumidor sobre assuntos financeiros, o Procon Barretos realizou pesquisa de campo entre o período de 22 a 26/02/2016, com 153 pessoas, para saber sobre as principais causas do superendividamento dos consumidores e seu perfil.

O superendividamento pode ser definido como a impossibilidade do consumidor de boa fé em pagar suas dívidas.

De acordo com a pesquisa o endividamento esta na família, pois 87% dos entrevistados são casados, na faixa etária entre 35 a 55 anos, e é formado por mulheres, representando um universo de 77%, e que percebem uma remuneração de até dois salários mínimos. O percentual elevado das mulheres é que na maioria das vezes, são elas que realizam as compras da família.

A maior causa do superendividamento foi o descontrole no orçamento familiar com 34%, gastou mais do que a família arrecada, seguido do desemprego com 29%.

Das pessoas que responderam a pesquisa 58% possuem dívidas com bancos, na maioria delas com o cartão de crédito, depois 35% esta inadimplente com as lojas da cidade e 7% com operadora de telefonia.

Cerca de 71% dos pesquisados encontram-se inscritos nos cadastros de proteção ao crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário