O PROCON Barretos realizou mais de 5 mil atendimentos no 1º semestre
deste ano, todos registrados no SINDEC –
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - esse sistema possui uma integração nacional
entre os Procons, o que facilita ao consumidor acompanhar sua reclamação e
auxilia a pesquisa sobre a quantidade de reclamações cadastradas de um
determinado fornecedor.
As reclamações mais recorrentes registradas
pelos consumidores são lideradas pelas instituições financeiras, em seguidas
estão os problemas relacionados aos serviços essenciais como telefonia fixa,
móvel e energia elétrica, ressaltando a cobrança indevida, contratos, cartões
de créditos, dúvidas sobre cobranças e serviços não concluídos.
Este relatório tem o objetivo de
dar conhecimento ao consumidor sobre as empresas mais reclamadas e que
descumprem o código de defesa do consumidor.
Além do atendimento do órgão, o
consumidor também pode contar com a plataforma CONSUMIDOR.GOV. BR, essa plataforma é um serviço público que
permite ao consumidor tratar diretamente com as empresas cadastradas para
resolver conflitos de consumo em prazo máximo de 10 dias.
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