Avaliação do veículo é processo
fundamental para equilibrar razão x emoção na hora de decidir qual veículo
levar
Você compraria um veículo sem
jamais tê-lo dirigido? A pergunta parece absurda, mas é o que muito consumidor
faz. Saiba que é possível experimentá-lo antes de adquiri-lo e que este
processo pode diminuir - e muito - o arrependimento pós-compra. De acordo com o
Procon-SP, o teste drive não é uma ação obrigatória da concessionária/revenda,
mas as regras devem ser informadas previamente ao consumidor caso o
estabelecimento o ofereça.
O consultor para o mercado
automotivo Paulo Garbossa destaca a importância: "quando uma pessoa busca
um imóvel, avalia o máximo de informações, como vizinhança, estabelecimentos
comerciais, transporte público, entre outros. Com o veículo, a avaliação deve
ser semelhante, pois o investimento no produto é alto". Dessa forma, é
possível equalizar emoção versus razão de uma forma mais equilibrada. "Na
Europa, o teste drive em concessionária é um processo bastante natural e
recorrente. Muitas vezes, o cliente chega à loja com tantas informações que
sabe mais que o vendedor", diz Garbossa.
O ideal seria o comprador ter
contato com o veículo durante uma semana, mas, obviamente, não existe este tipo
de avaliação. Portanto, é importante que ele use todos os recursos possíveis
durante a oportunidade do teste, que leva entre 15 minutos e meia hora. Algumas
dicas podem ser decisivas para a compra, portanto, se possível, leve toda a
família para o "evento", assim, todo o espaço do carro será
examinado. Além disso, verifique a região da concessionária escolhida e tente
traçar um trajeto semelhante ao que fará com o futuro automóvel, como ladeiras,
saída de faróis e consumo instantâneo, se este dado estiver disponível.
"Se a versão desejada do modelo não estiver disponível na loja, procure
uma inferior, nunca uma mais equipada, pois pode gerar uma expectativa que não
será correspondida posteriormente", avalia Garbossa.
De acordo com a gerente de treinamento,
processo e qualidade do grupo Carrera Thaís Dalmaso, o vendedor passa por um
treinamento para poder oferecer a experiência mais completa possível ao
cliente. "Nós damos duas opções de rota, uma mais curta e outra mais
longa, realizada duas vezes, primeiro com o vendedor ao volante para que o
interessado consiga observar detalhes do carro como passageiro e,
posteriormente, o cliente quem dirige", explica. Thaís ainda destaca a
importância do teste drive na meta de quem está vendendo "se houver vários
testes realizados e pouco volume de negócio fechado, o vendedor não está tendo
uma boa performance no trabalho".
E a lei diz o quê? - A compra de
um veículo tem garantia legal de 90 dias e mais a garantia contratual, cujo prazo pode variar conforme o fabricante. Se o
veiculo apresentar algum problema, o consumidor pode recorrer à assistência
técnica, que terá prazo de 30 dias para o reparo. Não havendo solução neste
prazo, o consumidor tem direito à substituição do produto por outro igual, em
perfeitas condições de uso, ou o cancelamento da compra com a devolução da
quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço.
Vale lembrar que devolução de produto em até sete dias a contar da aquisição ou
do recebimento do produto só se aplica a compras feitas pela internet.
Fonte: portaldoconsumidor.gov.br
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