sexta-feira, 27 de abril de 2012

ERROS COMUNS QUE PODEM LEVAR O CONTRIBUINTE A MALHA FINA


1) Divergência de informações sobre rendimentos
Um dos erros mais comuns é o contribuinte não declarar os mesmos valores que estão no informe de rendimentos. Se o contribuinte se equivocar e informar o CNPJ errado da fonte pagadora, faltando algum número, por exemplo, correrá o risco de ter sua declaração do Imposto de Renda retida.
2) Omissão de rendimentos
Outro erro frequente é a omissão de rendimentos recebidos durante o ano. Às vezes o contribuinte se esquece de informar rendimentos de empresas em que trabalhou e de onde foi demitido ou pediu demissão.
No caso de a empresa alterar qualquer dado do informe de rendimentos e não comunicar o funcionário, o contribuinte poderá ter o documento enviado à malha.
3) Preenchimento de valores
É preciso atenção com o preenchimento dos valores na declaração do Imposto de Renda. O programa não entende o “ponto” no lugar da “vírgula” para separação das casas decimais. Assim, se o contribuinte digitar “1000.00″, o programa vai completar o dado e transformar o valor em “100.000,00″.
4) Dados dos dependentes
Aqueles contribuintes que declaram seus filhos ou cônjuges como dependentes também devem ficar atentos. Se deixarem de informar os rendimentos dos dependentes, é possível que a declaração caia na malha fina. Também não é permitido informar dependentes sem ter a relação de dependência, ou que façam a própria declaração em separado.
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário